Exploração sexual

Operação contra abuso sexual infantil resulta em prisão em Caxias

A Polícia Federal cumpriu ainda dois mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos nesta quarta-feira (13).

Imirante, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 13/09/2023 às 09h29
A PF rastreou a atuação dos investigados na rede mundial de computadores.
A PF rastreou a atuação dos investigados na rede mundial de computadores. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

CAXIAS - Investigados em operação contra abuso sexual infantil são alvos da Polícia Federal. Um deles foi preso em flagrante nesta quarta-feira (13). Foram cumpridos ainda dois mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos.

A operação Conteúdo Proibido investiga crimes relacionados a estupro de vulnerável, associação criminosa, produção, venda, armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil. Um dos investigados foi preso por possuir material dessa natureza.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias, que rastreou a atuação dos investigados na rede mundial de computadores. O combate a esta prática, ainda que limitada ao armazenamento e troca de arquivos, é prioridade, considerando que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes. 

A polícia informa que é importante a participação da sociedade ao relatar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de estupro de vulnerável e associação criminosa, bem como os crimes relacionados a produção, venda, armazenamento, disponibilização e aliciamento de menor para a produção de conteúdo pornográfico infantil. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 44 anos de prisão. 

As investigações seguem em andamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.