Na Assembleia

Carlos Brandão lembra apoio na primeira eleição de Flávio Dino

Governador do Maranhão destacou eleição do hoje ministro com votos obtidos em Caxias.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 06/05/2023 às 08h57
Brandão cedeu votos em Caxias para Dino
Brandão cedeu votos em Caxias para Dino (Divulgação/Agência Assembleia)

CAXIAS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), relembrou nesta sexta-feira (6), em discurso após ser homenageado em sessão itinerante da Assembleia Legislativa na cidade de Caxias, a sua importância e o papel do ex-deputado Humberto Coutinho - uma das maiores lideranças políticas da história da cidade - na primeira eleição do hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PCdoB).

Em 2005, segundo o atual chefe do Executivo estadual, Dino almejava deixar a magistratura - ele era juiz federal - para tentar um mandato de deputado federal na eleição do ano seguinte.. Mas, sem trabalho político no Maranhão, precisou recorrer a lideranças locais em busca de apoio.

Brandão contou que tinha um acordo com o então prefeito de Caxias Humberto Coutinho que girava em torno de 50 mil votos. Ele decidiu, então, ceder a base eleitoral para o ainda juiz após conversão com o então governador José Reinaldo Tavares.

“Quem colocou Flávio Dino na política foi Humberto Coutinho. É lógico que eu tive uma parcela de contribuição nesse projeto, quando ele teve uma reunião comigo, com [Edison] Vidigal, com Humberto. Em 2005, ele [Flávio Dino] queria ser candidato, mas dizia: ‘Eu não tenho trabalho político para me eleger. Eu preciso de um apoio’. E, na época, a gente discutindo, o Zé Reinaldo disse: ‘Não tem problema’. Eu fiz uma sugestão e disse: ‘Zé Reinaldo, é importante a eleição do Flávio. Flávio é uma pessoa muito inteligente, preparada e vai dar uma grande contribuição para o Maranhão. Eu conheço há pouco tempo, mas sei que ele vai dar essa contribuição. E, se ele tá precisando de uma ajuda, nós vamos dar essa ajuda'", destacou Brandão.

Segundo ele, José Reinaldo fez um cálculo de votação, e concluiu que, com o apoio dos Coutinho, seria possível eleger Dino. "E o final foi que quem resolveu mesmo dar o apoio fui eu. Eu tinha um acordo político de 50 mil votos com o Humberto Coutinho, nas nossas parcerias, e eu abri mão”, afirmou.

Ao final do pleito, Carlos Brandão, então deputado federal, estava reeleito com a terceira maior votação daquele ano: 134.643 votos. Já Dino foi o quarto, com 123.597.

Veja a fala de Brandão:

Reconhecimento - Em 2021, durante uma solenidade para anúncio de novas obras para a cidade de Caxias o então governador Flávio Dino reconheceu a importância de Brandão para sua entrada na política.

Em discurso, ele recordou que, quando entrava na política eleitoral, recebeu o apoio de lideranças importantes da cidade de Caxias, como Humberto e Cleide Coutinho. E fez um adendo, dizendo que essas lideranças apoiavam a trajetória política de Carlos Brandão, que abriu mão desses apoios para que o governador pudesse viabilizar sua candidatura a deputado federal a partir de Caxias. 

“Quem ia ter o apoio do grupo liderado pelo Humberto era o Brandão; e ele num gesto de cortesia, de amizade e de fraternidade, na época, se dirigiu ao então governador Zé Reinaldo e disse que concordava que houvesse essa inserção minha na política eleitoral, a partir da cidade de Caxias. Brandão tem sido correto comigo nesses anos todos, desde esse momento inaugural, em 2006, e agora no exercício do Governo”, assinalou Dino na ocasião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.