HIV

Número de jovens infectados está aumentando em Codó

Veja na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

CODÓ - O aumento do número de jovens infectados pelo vírus HIV em Codó, e preocupa os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade. O número estaria aumentando porque os jovens estão dispensando o uso do preservativo. E as principais vítimas, na faixa etária entre 16 e 30 anos, são as mulheres.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Codó vai estar na terça-feira, 9, na cidade de Timbiras. O convite foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Ana Carolina Soares Rodrigues, coordenadora do Programa DST/Aids, a equipe vai fazer parte de um evento timbirense relacionado à saúde que acontecerá durante todo o dia.

"Nós vamos pra lá, todo mês de março a partir do dia 9, pra fazer coleta do exame do HIV e também teste rápido da doença", explicou a coordenadora.

Aids em Timbiras

Ana Carolina não soube dizer quantos casos de Aids existem na cidade de Timbiras, mas espera que, a partir deste trabalho, os soropositivos passem a fazer parte de uma estatística oficial e que entrem, imediatamente, em tratamento com a ajuda do CTA de Codó.

"Nossa visita beneficiará de uma forma que aparecerão os casos de HIV e a gente vai poder iniciar o tratamento dessas pessoas que apresentarem resultados positivos", afirmou.

Quem comparecer ao local do evento poderá passar pelo teste da Aids de forma reservada. O resultado sai na hora e só a pessoa sabe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.