Saúde

Caxias e Timon são áreas de risco de proliferação de dengue

Imirante/O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h27

CAXIAS - Caxias e Timon são áreas de risco de proliferação de dengue, conforme atesta o Ministério da Saúde (MS). Por isso, o trabalho de conscientização para o combate ao Aedes aegypti, agente (mosquito) transmissor da doença, foi intensificado. Os municípios estão incluídos pelo MS em um programa específico para prevenção e combate da enfermidade.

Esta semana, em Caxias, os estudantes da rede pública aprenderem a detectar e combater o inseto em suas residências. Em um estande montado na praça Cândido Mendes, os estudantes aprenderam a identificar o Aedes aegypti. Lá, também foram informados que a fêmea é a transmissora da doença e as fases de desenvolvimento do mosquito, desde o ovo até a formação da larva.

Para o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ), Salomão Xavier Sobrinho, a informação ainda é o ponto de partida para o combate à dengue. Ele enfatizou que Caxias ainda não está fora da área de risco, mas que trabalhos consecutivos são realizados para evitar surtos da doença.

Um dos resultados dessa ação de combate à dengue foi notado este ano. Comparado a 2007, houve redução de 60% no número de casos registrados. Enquanto no ano passado foram 160 casos, este ano, até outubro, 81 casos foram confirmados. Salomão Sobrinho alertou a população para que não deixe de ter os cuidados divulgados para que não haja a proliferação do Aedes aegypti.

Os bairros de Caxias com maiores índices de infestação predial são: Teso Duro, Tamarineiro e Cohab. Comparado ao restante do município, nesses locais o índice é de 10%, mas não representa o total geral que fica em torno de 1,1%, ainda acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.

Para combater o mosquito transmissor da dengue, 51 agentes de combate às endemias estão em campo esta semana realizando mais uma etapa do lira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.