Crianças e adolescentes carentes praticam esporte

Imirante.com / O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

CAXIAS - Crianças e adolescentes carentes estão tendo a possibilidade de participar de atividades esportivas em Caxias. O projeto é organizado há dois anos pela Fundação Inter-Caxiense. Todo o trabalho é desenvolvido em um campo de futebol, numa pequena sede, localizada na avenida Volta Redonda, atrás da Rodoviária Nachor Carvalho. No local, eles aprendem a jogar futebol, ainda recebem acompanhamento escolar e participam mensalmente de palestras que focalizam assuntos como drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Do projeto criado por três amigos, participam atualmente cerca de 180 jovens com idade entre 10 a 18 anos, que para serem filiados e incluídos nas aulas da escolinha de futebol de base - que funciona três vezes por semana - precisam ter boas notas e comportamento exemplar em casa.

Os participantes da escolinha mantida pela Fundação Inter-Caxiense podem revelar os talentos do futebol brasileiro de amanhã. Segundo informações do presidente da entidade, os organizadores dos times do River e Piauí, do estado do Piauí, já agendaram visitas para os próximos meses com o intuito de avaliar o potencial dos alunos.

A fundação funciona com poucos recursos. O material utilizado nos treinos dos atletas mirins é fruto de doações e os preparadores físicos e técnicos dos times trabalham voluntariamente. A entidade mantém também um time de jogadores adultos, do qual participam os pais dos atletas.

A atuação da escolinha de base não se resume apenas aos treinos e jogos informais, os times que são divididos em três categorias, de acordo com a faixa etária: dos 10 aos 13 anos, 14 aos 16 anos e 17 aos 18 anos, também participam de campeonatos municipais e regionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.