Município irá tratar lixo através de plano de gerenciamento

Imirante.com / O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h16

CAXIAS - Caxias será uma das 20 cidades maranhenses a ter um plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Significa que a partir desse plano o município vai gerenciar o tratamento e o destino adequado para o lixo domiciliar e hospitalar produzido na cidade. Os trabalhos iniciais estão sendo coordenados pelo consultor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Marcos Santana, e por técnicos da Gerência Municipal de Desenvolvimento Urbano.

De acordo com Marcos Santana, no plano serão abordadas medidas que deverão ser adotadas pelo governo municipal e população de Caxias. A geração de renda, a partir da reciclagem planejada do lixo, assim como a contribuição da população para fazer funcionar um sistema adequado de coleta e acondicionamento do lixo na cidade são alguns pontos que irão figurar no plano a ser elaborado.

O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos será implantado através da parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado, Prefeitura de Caxias e participação direta dos segmentos representativos da comunidade.

Inicialmente, os trabalhos consistem na mobilização de lideranças dos bairros, de autoridades dos poderes constituídos, de membros de organizações não-governamentais, de funcionários do Departamento de Limpeza Pública, além da mobilização de gerentes, coordenadores e assessores da Prefeitura. A última reunião realizada com objetivo de esclarecer sobre a importância do plano para a cidade foi realizada no início da semana. Dezenas de presidentes de associações de bairros compareceram.

O próximo passo será a realização de um diagnóstico das necessidades de limpeza pública e de meio ambiente no município. A previsão é de que esse levantamento seja concluído até o final de dezembro deste ano. Para a prefeita Márcia Marinho, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos permitirá melhor qualidade de vida para a população, contribuir para a manutenção de uma cidade limpa e na melhor utilização do aterro sanitário de Caxias, que deverá ser inaugurado nos próximos dias. O aterro foi construído numa área de 150 mil metros quadrados, no bairro Teso Duro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.