José Alencar volta a criticar taxa de juros no Brasil

Imirante.com/Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h17

SÃO LUÍS - O vice-presidente da República, José Alencar, voltou a criticar a taxa de juros, hoje, nas viagens feitas em Teresina, capital piauiense, e em Caxias, interior maranhense. Ele disse que o Brasil não tem crescido e se desenvolvido em decorrência das taxas, da situação das estradas e das reformas da Previdência e tributária, que estão no Congresso Nacional.

"A taxa de juros no Brasil continua sendo um despropósito. O Brasil não pode continuar arcando com taxas que representam 10 ou 20 vezes as taxas cobradas em outros países, com os quais temos que competir. Esta é uma competição desigual. O Brasil precisa voltar a crescer e gerar oportunidade de trabalho para os jovens. Isso tem que ser urgente", comentou o vice-presidente.

Ele disse que é preciso, no entanto, aplaudir o trabalho do Ministério da Fazenda, porque recebeu o Governo com ameaça de recrudescimento da inflação, que precisava ser debelada a qualquer custo. "Isso foi feito. O chamado Risco Brasil estava em 22,4 mil pontos e caiu para menos de um terço. Nós tínhamos assistido o corte das linhas de crédito para união, estados, municípios e empresas que quisessem investir. Os financiamentos estavam cortados. Agora temos que aplaudir o Ministério da Fazenda, porque a inflação foi debelada, o Risco Brasil caiu", explicou.

José Alencar afirmou que hoje o País vive uma situação de deflação e recessão. "Os economistas mais renomados são unânimes em dizer que a recessão e deflação são mais danosos que a própria inflação".

O vice-presidente, José de Alencar esteve em Caxias, onde participou da filiação do deputado federal Paulo Marinho ao Partido Liberal (PL).

Participaram ainda da cerimônia o vice-governador Jura Filho, a prefeita de Caxias, Márcia Marinho, além de parlamentares.

José de Alencar saiu impressionado com os investimentos feitos na área de saúde do município maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.