Educação ambiental e cidadania em sala de aula

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

CAXIAS - A gerente regional de Caxias, Irene de Oliveira Soares, determinou aos assessores da área de Educação mais empenho no sentido de incrementar disciplinas extracurriculares, bem como atividades desenvolvidas fora de sala de aula, durante o ano letivo de 2003.

De acordo com a gerente, o objetivo é despertar nos alunos da rede pública estadual de ensino práticas de cidadania, incentivando-os também com criações literárias, através da redação e pesquisa de campo.

"Conhecer o sujeito e predicado de uma oração, ou a raiz quadrada de um problema, é claro que é importante, mas entendemos que o interesse por aspectos que envolvam o cotidiano dos alunos em suas comunidades, como o meio ambiente, por exemplo, é fundamental", explicou Irene Soares.

Ainda este mês os coordenadores da Diretoria Regional de Educação devem apresentar propostas para a aplicação das novas atividades nas escolas.

Para o diretor regional, Manoel Barradas, a iniciativa nasce num instante em que o mundo finalmente começa a despertar para a importância da preservação ambiental, o que pode desencadear uma onda de conscientização em todos os municípios atendidos pela Regional.

"O Rio Itapecuru, com suas matas e nascentes, além de toda essa imensa diversidade ecológica que existe na Região dos Cocais, é um verdadeiro laboratório natural, cujo potencial é uma fonte de estudos inesgotável.

Faltava essa ousadia de trazer não só o meio ambiente, mas também outros aspectos, como direitos e deveres do consumidor, por exemplo, para dentro da sala de aula", apontou Barradas.

Algumas ONGs serão chamadas a participar do programa. O presidente do Comitê de Bacia do Rio Itapecuru, José Nilson Maciel, elogiou a iniciativa e já demonstrou interesse em ajudar.

"Se educarmos nossas crianças com uma mentalidade ecológica, é claro que teremos em breve uma sociedade mais consciente. Isso não requer dinheiro - bastam boa vontade e determinação", disse o ambientalista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.