CAROLINA – Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Carolina, está oferecendo à comunidade o curso de extensão Libras Brasileira de Sinais (Libras). O curso tem como público alvo os servidores de educação do município que ministram aulas no ensino fundamental.
As aulas são realizadas nos fins de semana, com uma carga horária semanal de 20 horas, e carga horária total de 160 horas. São oferecidas 80 vagas para serem distribuídas em duas turmas.
“Já conseguimos preencher 50 das 80 vagas oferecidas no curso. E isso é muito importante para o nosso campus, pois o curso tem como objetivo o aprimoramento do exercício profissional e a excelência do ensino das ciências”, explicou o diretor do campus, José Dioclides.
Para a professora do IFMA, Adriana Oliveira, o curso de extensão em libras traz grandes benefícios sociais, pois possibilita a comunicação com a pessoa surda. “As professoras do curso estão muito felizes com os resultados obtidos”, relatou a professora.
Já a pedagoga e professora do curso, Maria Raimunda, deseja que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Este curso é o melhor prêmio que essas pessoas poderiam ter recebido já que a linguagem para pessoas surdas pode ser usada em qualquer lugar”, destacou a pedagoga.
A aluna do curso de extensão, Pauliane Maria Ribeiro ressalta que o curso torna possível às pessoas surdas uma perspectiva de crescimento e de comunicação, pois melhora o aprendizado em outras áreas.
“Eu tenho alunos surdos e mudos e sentia muita dificuldade em ensiná-los, pois geralmente eles ficavam se sentindo perdidos. Hoje, estou aplicando a linguagem em sala de aula e percebo como esses alunos estão mais felizes. Isso é uma realização profissional e pessoal”, disse a professora e aluna do curso, Fabiana Isidro.
O curso de extensão é objeto de convênio com a Prefeitura de Carolina. O acordo estabelece a cooperação entre o IFMA-Carolina e a prefeitura para a oferta de cursos de capacitação técnica para a comunidade e, especificamente, para os servidores municipais da educação.
Saiba Mais
- Estudante maranhense é escolhido ‘Embaixador POP Ciência’ pelo MCTI
- Divulgado o cronograma de matrículas para 2025 na rede municipal de ensino de São Luís
- Celular em sala de aula: 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição no uso
- Etapa obrigatória na seleção de novos estudantes da rede estadual no MA começa nesta segunda (11)
- Um a cada quatro estudantes está sem raça declarada no Censo Escolar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.