Operação Araribóia Livre

PF faz operação de combate ao recebimento ilegal de madeira oriunda de Terras Indígenas, no Maranhão

A operação se trata de uma continuidade de série de medidas que vem sendo adotada no ano de 2023 para frear e reprimir os ilícitos ambientais na Terra Indígena.

Imirante.com, com informações da PRF

Atualizada em 30/11/2023 às 11h51
A ação ocorre no município de Buriticupu, a 413 km de São Luís, e emprega mais de 100 agentes públicos.
A ação ocorre no município de Buriticupu, a 413 km de São Luís, e emprega mais de 100 agentes públicos. (Foto: Divulgação / PF)

BURITICUPU - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nessa terça-feira (28), a segunda fase da Operação Araribóia Livre, com o objetivo de reprimir o comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, localizada no sudoeste do Estado do Maranhão. A operação foi realizada conjuntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Batalhão Ambiental e brigadistas do ICMBio.

A ação ocorre no município de Buriticupu, a 413 km de São Luís, e emprega mais de 100 agentes públicos. Até o momento, 32 empreendimentos madeireiros foram alvos de fiscalização, 74 motores foram destruídos, 11 pessoas foram conduzidas por possuir madeira sem comprovação da origem e também por não possuírem licença para o funcionamento do estabelecimento e três foram presas em flagrante.

O trabalho da Polícia Federal conta com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição.

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB) e ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98), dentre outros.

A operação se trata de uma continuidade de série de medidas que vem sendo adotada no ano de 2023 para frear e reprimir os ilícitos ambientais na Terra Indígena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.