Operação

Operação apreende 17 serrarias no Estado

As multas aplicadas até o momento chegam a quase R$ 2,4 milhões.

Imirante.com, com informações da Ascom/Ibama

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BURITICUPU - 17 serrarias desmontadas e 4.370m³ de madeira beneficiada e em toras apreendidos. Este foi o balanço, até o momento, da operação Hiléia Pátria, realizada por agentes ambientais federais, que está sendo realizado em áreas do Estado do Maranhão. Foram percorridas Terras Indígenas (TI) do Alto Turiaçu, Awá e Caru, além de toda a Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, como parte da operação. As multas aplicadas até o momento chegam a quase R$ 2,4 milhões.

Saiba mais

O objetivo da operação é combater o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia. A operação ocorre simultaneamente em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e Pará. O Maranhão tem uma peculiaridade, diferente dos demais Estados, aqui o foco da operação é também combater a extração seletiva ilegal de madeira, ou seja, a retirada de toras de maior valor comercial que são beneficiadas para venda. Buriticupu, local da sede atual da operação, é um grande receptor dessa madeira ilegal. Por sua localização privilegiada, o município atraiu muitas madeireiras e serrarias que abastecem com seus produtos todo o nordeste brasileiro.

A madeira apreendida será doada de acordo com o que estabelece a Instrução Normativa – IN 28, de 08/10/2009/Ibama, a órgãos e entidades públicos ou a entidades sem fins lucrativos e de caráter beneficente. Várias prefeituras já demonstraram interesse em receber madeira, elas deverão formalizar o pedido com o respectivo projeto de interesse social junto à Superintendência do Ibama em São Luís. Apoiam o Ibama nesta operação, o Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA)/MA e o Exército Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.