BURITI – Um protesto contra uma obra da Prefeitura de Buriti, município localizado a 325 km de São Luís, terminou em confronto entre moradores e policiais militares na comunidade Alto da Moderação, na zona rural da cidade. Durante a manifestação, moradores denunciaram que policiais efetuaram disparos para o alto e que alguns tiros atingiram casas próximas ao local.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
O caso aconteceu na quarta-feira (1º), quando máquinas enviadas pela prefeitura chegaram ao povoado para iniciar a construção de uma praça e de uma quadra poliesportiva sobre o campo de futebol utilizado pela comunidade.
Segundo os moradores, o terreno pertence ao povoado e é utilizado há anos para partidas de futebol, eventos comunitários e festejos religiosos. As famílias afirmam ainda que não foram comunicadas previamente sobre a realização da obra, o que motivou a manifestação.
Confronto durante a manifestação
De acordo com relatos dos moradores, a Polícia Militar foi acionada para garantir a execução da obra e dispersar os manifestantes. Durante a ação, policiais teriam efetuado disparos para o alto.
Um vídeo gravado por um morador registra o momento em que um policial realiza um disparo para cima. Logo depois, outros tiros podem ser ouvidos. Conforme a comunidade, alguns dos disparos teriam atingido residências localizadas nas proximidades do campo de futebol.
"Não tinham necessidade nenhuma de entrar no campo, jogar spray de pimenta em todo mundo, dar tiro e ainda cavar o nosso campo", afirmou Carol da Silva, líder comunitária.
Apesar da resistência dos moradores, as máquinas permaneceram no local. Árvores foram derrubadas e materiais de construção começaram a ser depositados para o início da obra.
Comunidade vai denunciar o caso
Após a confusão, os moradores informaram que pretendem denunciar o caso ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA), solicitando a apuração da atuação policial e questionando a execução da obra sem diálogo prévio com a comunidade.
O que diz a Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada pela Prefeitura de Buriti para garantir a segurança durante a execução de uma obra pública.
A corporação afirmou que não houve utilização de armas letais durante a ação. A PM também informou que a Corregedoria instaurará procedimento para apurar as denúncias de que disparos teriam atingido residências da comunidade.
Leia abaixo a nota na íntegra:
"A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que a ocorrência registrada na comunidade Alto da Moderação, no município de Buriti, teve início após solicitação de apoio da Prefeitura Municipal para garantir a segurança durante a realização de uma obra em área pública.
No local, as equipes encontraram um grupo de pessoas que impedia o andamento dos trabalhos. Durante a atuação policial, parte dos manifestantes avançou contra os veículos e profissionais envolvidos na obra, sendo necessário o emprego progressivo da força e de instrumentos de menor potencial ofensivo para conter o tumulto e restabelecer a ordem, conforme os protocolos operacionais vigentes.
A PMMA esclarece que não houve utilização de armamento letal por parte das equipes policiais.
Em relação às alegações de que disparos teriam atingido residências da comunidade, a Corporação informa que a Corregedoria da Polícia Militar instaurará o procedimento administrativo cabível para apurar as circunstâncias da atuação policial, sem prejuízo de outras providências que se fizerem necessárias.
A Polícia Militar do Maranhão reafirma que sua atuação é pautada na legalidade, na proporcionalidade, na preservação da ordem pública e no respeito aos direitos da população".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.