Atendimento ao público

Após incêndio em fórum, população de Buriti será atendida em Coelho Neto

População ficou revoltada com juiz que manteve prefeito no cargo e ateou fogo no fórum.

Imirante.com, com informações da CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Divulgação/Correio Buritiense )

BURITI – Após o Fórum de Buriti ter sido incendiado por populares, no último dia 20, a corregedoria da Justiça determinou que o atendimento dos cidadãos da cidade sejam feitos na Comarca de Coelho Neto, até que a reforma do fórum de Buriti seja concluída.

Leia também:

Cinco suspeitos de incendiar fórum de Buriti são presos

População ateia fogo em fórum da cidade de Buriti

A medida foi anunciada nessa segunda (26). Até o fim da reforma do prédio, apenas o serviço de distribuição funcionará no Fórum de Buriti e os demais trabalhos serão transferidos para o Fórum da Comarca de Coelho Neto, que funciona na avenida Antônio Guimarães, s/n, MA–34, Bairro Olho da Aguinha.

Recuperação

Segundo a Corregedoria de Justiça do Estado, ainda não foi concluído o levantamento de todas as perdas, mas já se sabe que boa parte da população que tinha ação na Justiça local ficará prejudicada. Isso porque dezenas de processos foram totalmente destruídos, obrigando o Judiciário a empreender esforços para a devida recuperação, trabalho que poderá levar meses.

Entenda o caso

No dia 20 de janeiro deste ano, moradores da cidade de Buriti, no interior do Maranhão, atearam fogo no fórum da cidade, após o resultado final do processo de cassação do prefeito Rafael Mesquita. Segundo testemunhas, muita gente ficou revoltada com o juiz da comarca, Jorge Antonio Sales Leite, por ele ter dado parecer favorável ao prefeito de Buriti, mantendo-o no cargo, apesar das denúncias de Improbidade Administrativa. Após saberem do resultado, populares começaram uma confusão dentro do Fórum.

Eles tentaram agredir o juiz, mas foram impedidos pela polícia. Além disso, a população ateou fogo no local. Vários documentos, computadores, mesas, cadeiras, urna eletrônica e outros objetos ficaram queimados. A Polícia Militar foi acionada e controlou o protesto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.