Articulação Política

Alcolumbre define relator do Orçamento de 2027 de olho na reeleição

Davi Alcolumbre escolhe Eduardo Braga como relator do Orçamento de 2027 enquanto articula sua reeleição para o comando do Senado Federal em Brasília.

Imirante, com informações do G1

Senado Federal vai debater o Orçamento 2027
Senado Federal vai debater o Orçamento 2027 (Ton Molina / Agência Senado)

BRASÍLIA - Davi Alcolumbre indicou o senador Eduardo Braga para relatar o Orçamento de 2027, movido por sua articulação para a reeleição no Senado. A escolha estratégica acontece em um momento de intensas negociações políticas nos bastidores de Brasília, com foco nas articulações para a disputa que definirá a nova mesa diretora da Casa Legislativa.

A indicação do parlamentar amazonense ocorre após debates internos sobre a possibilidade de atrair siglas oposicionistas para o bloco governista ou aliado. Embora nomes ligados ao Partido Liberal tenham sido cogitados para ocupar o posto com o objetivo de estreitar pontes, acordos políticos firmados anteriormente asseguraram a relatoria do orçamento ao MDB.

Com a proximidade da votação que definirá a presidência do Senado, o atual comando busca consolidar apoios consistentes entre as principais bancadas partidárias. A consolidação de votos é vista como fundamental para garantir a maioria absoluta necessária no pleito marcado para o início do próximo ciclo legislativo.

Desafios no Congresso Nacional

Além das negociações em torno das alianças partidárias, o parlamento enfrenta um cronograma apertado para deliberar sobre as contas públicas do país. A análise das diretrizes e da proposta orçamentária sofreu atrasos devido ao calendário eleitoral e precisa ser concluída pelas comissões mistas antes do encerramento do ano legislativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.