BRASÍLIA – Falta uma semana para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, que será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro. Com mais de 5 milhões de inscritos, o exame exige atenção dos participantes às orientações do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as recomendações estão conferir o local de prova com antecedência, separar os documentos necessários e respeitar os horários de abertura e fechamento dos portões. O primeiro dia terá questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo domingo, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Confira os horários das provas
Nos dois dias de aplicação, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. As provas começam às 13h30.
No primeiro domingo (8), o exame termina às 19h. Já no segundo dia (15), o encerramento está previsto para as 18h30. Participantes com tempo adicional terão prazo ampliado para concluir as provas.
Documentos e materiais obrigatórios
Para entrar no local de prova, o candidato deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, físico ou digital. São aceitos RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho, além de versões digitais disponíveis nos aplicativos oficiais.
Também é obrigatório utilizar caneta esferográfica de tinta preta com corpo transparente. O Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição e, caso precisem comprovar presença no trabalho, a Declaração de Comparecimento impressa.
Alimentos e medicamentos são permitidos, mas podem ser vistoriados pelos fiscais. Celulares, relógios, fones de ouvido e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pela organização.
Veja o que é proibido durante o exame
Lápis, borracha, lapiseira, corretivo, régua, livros e anotações não podem ser utilizados durante a prova. Também são proibidos óculos escuros e acessórios como bonés e chapéus.
O descumprimento das regras pode resultar na eliminação do participante. Os aparelhos eletrônicos devem permanecer dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado, durante toda a aplicação.
Quem pode solicitar reaplicação
Participantes prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas na semana anterior ao exame poderão solicitar a reaplicação das provas.
Entre as situações consideradas estão desastres naturais que comprometam o local de aplicação e falta de energia elétrica que prejudique a realização do exame. Os pedidos serão analisados individualmente pelo Inep.
O instituto também orienta que os candidatos confiram o caderno de questões e o cartão-resposta antes de iniciar a prova, verificando se há problemas de impressão ou falta de páginas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.