Netanyahu convida Flávio Bolsonaro para visitar Israel
Após o primeiro turno, Netanyahu convidou Flávio Bolsonaro para visitar Israel e reforçar laços bilaterais, enquanto o senador busca alianças regionais.
BRASIL – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone com o senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República, e o convidou a visitar o país para renovar a relação entre as duas nações. A ligação ocorreu na noite de quinta-feira (8), segundo comunicado divulgado pelo gabinete de Netanyahu nesta sexta-feira (9).
Durante a conversa, o primeiro-ministro parabenizou Flávio pelo resultado no primeiro turno das eleições presidenciais. O ex-deputado Eduardo Bolsonaro, irmão do senador, também participou da ligação.
De acordo com o comunicado, Netanyahu convidou o senador a visitar Israel, enquanto Flávio convidou o primeiro-ministro a ir ao Brasil. A nota afirma que os dois pretendem “renovar a profunda amizade entre os dois países”, em meio à aproximação de Israel com nações sul-americanas.
Flávio Bolsonaro já visitou Israel
Em dezembro, Flávio Bolsonaro viajou a Israel naquela que foi sua primeira agenda internacional como pré-candidato à Presidência. Ele e Eduardo Bolsonaro haviam sido convidados para a Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo.
Na ocasião, o senador publicou uma mensagem em que destacou os vínculos entre os dois países e defendeu o combate ao antissemitismo.
“Brasil e Israel compartilham um laço histórico, humano e civilizacional sólido, construído sobre valores comuns como a liberdade, a democracia e o respeito à dignidade humana”, escreveu.
Flávio também afirmou que condena todas as formas de antissemitismo, intolerância e ódio.
O senador é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que manteve uma relação próxima com Netanyahu durante seu governo.
Lula critica atuação de Netanyahu em Gaza
A relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro israelense é marcada por divergências sobre a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Em outubro do ano passado, Lula afirmou que o Brasil não tinha problemas com Israel, mas com Netanyahu.
“A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”, declarou o presidente na ocasião.
Uma eventual vitória de Flávio Bolsonaro no segundo turno pode representar uma mudança na posição brasileira em relação a Israel.
Os brasileiros voltam às urnas em 25 de outubro para escolher o presidente da República. A votação ocorrerá dois dias antes das eleições gerais israelenses.
Flávio conversa com presidente da Colômbia
Além do contato com Netanyahu, Flávio Bolsonaro fez uma videochamada nesta semana com o presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella. Durante a conversa, o senador pediu cooperação no combate ao tráfico de drogas, uma das propostas de sua campanha.
“Vou implementar um regime muito duro aqui no Brasil e vou precisar muito conversar com o senhor para a gente ter esse intercâmbio de informações [sobre traficantes]”, afirmou Flávio.
O candidato também convidou Espriella para a posse presidencial em janeiro, caso vença o segundo turno.
Na conversa, Flávio defendeu a cooperação entre os países para a captura e a entrega de criminosos que estejam fora de seu território. Espriella concordou que o tráfico de drogas é um problema global e defendeu um acordo entre países que compartilham fronteiras.
Brasil e Colômbia dividem uma fronteira de aproximadamente 1,6 mil quilômetros na região amazônica.
Candidato cita aliança de segurança dos Estados Unidos
Durante a videochamada, Flávio também afirmou que, se for eleito, pretende participar do Escudo das Américas, iniciativa de defesa lançada pelos Estados Unidos para combater facções criminosas.
O acordo reúne países da região e prevê medidas contra 24 organizações criminosas, entre elas o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho.
A iniciativa deixou o Brasil fora desse alinhamento e provocou preocupações sobre a possibilidade de intervenção dos Estados Unidos na região.
A conversa com o presidente colombiano foi transmitida pelo canal de Eduardo Bolsonaro no YouTube. O ex-deputado, que vive nos Estados Unidos desde 2025, fez a apresentação dos participantes.
Líderes de direita manifestam apoio a Flávio
A aproximação com Netanyahu e Espriella ocorre em um contexto de crescimento de lideranças de direita na América Latina. O presidente argentino Javier Milei também parabenizou Flávio Bolsonaro pelo resultado no primeiro turno.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua vez, saudou na segunda-feira (5) a “grande vitória” do senador, filho de seu aliado Jair Bolsonaro, e afirmou que o segundo turno seria “muito disputado”. Trump, no entanto, não declarou apoio direto ao candidato.
Saiba Mais
Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.