BRASIL – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e Luiz Fux pediram auxílio técnico à Polícia Federal (PF) para acessar cópias dos dados do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Os pedidos foram encaminhados à corporação neste sábado (19).
Nos ofícios, os ministros afirmaram que não conseguiram acessar o conteúdo disponibilizado pela PF e levantaram a possibilidade de dificuldades técnicas ou de algum defeito nas mídias entregues pela polícia.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
As cópias foram produzidas a partir do celular apreendido com Vorcaro durante a Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master.
Cópias foram entregues a ministros do STF
A Polícia Federal disponibilizou cópias do material apreendido aos gabinetes de André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques.
O celular de Vorcaro contém aproximadamente 500 gigabytes (GB) de dados. O volume inclui conversas, áudios, documentos e registros de atividades realizadas no aparelho.
Nos documentos enviados à PF, Mendonça e Fux informaram que, até este sábado, não haviam conseguido analisar o conteúdo recebido.
Segundo os ministros, o problema poderia estar relacionado tanto a dificuldades de ordem técnica e operacional quanto a um eventual defeito nas mídias fornecidas pela corporação.
Em seu ofício, Mendonça solicitou o suporte da PF para que o gabinete pudesse ter acesso efetivo aos dados.
O que há no celular de Vorcaro
Segundo relatos obtidos pelo g1, o material extraído pela PF foi organizado em pastas com diferentes tipos de arquivos, incluindo:
- chats e conversas;
- áudios;
- documentos;
- registros de atividades realizadas no aparelho;
- arquivos recuperados após exclusão.
Para organizar o conteúdo, a PF utilizou o IPED (Indexador e Processador de Evidências Digitais), software empregado em perícias para indexar e facilitar a análise de grandes volumes de informações.
A ferramenta permite realizar buscas por palavras-chave em conversas e documentos, facilitando a localização de informações específicas dentro do material apreendido.
Os peritos também utilizaram ferramentas especializadas para acessar dados apagados ou protegidos por senha, recuperar fragmentos de arquivos e identificar registros relacionados ao envio de mensagens e documentos.
Material é analisado em meio a investigações sobre o Banco Master
O conteúdo do celular de Vorcaro é considerado parte relevante das investigações relacionadas ao Banco Master. O aparelho foi apreendido pela PF durante a Operação Compliance Zero.
O material também está no centro de diferentes procedimentos que tramitam no STF e envolvem autoridades, empresários e outras pessoas relacionadas às investigações sobre o banco.
A dificuldade relatada por Mendonça e Fux ocorre enquanto os ministros analisam os dados extraídos do aparelho e em meio às discussões no Supremo sobre o compartilhamento do conteúdo entre os gabinetes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.