Crise no Supremo

Moraes se reuniu por três horas com Alcolumbre antes de ofensiva contra Mendonça

Após reunião de três horas na casa de Alcolumbre, Alexandre de Moraes deflagrou ofensiva contra André Mendonça no STF em meio a investigações sigilosas.

Imirante, com informações de O Globo

- Atualizada em 04/09/2026 às 08h26
Alexandre de Moraes esteve com Davi Alcolumbre antes de apontar indícios de irregularidades atribuídas a André Mendonça.
Alexandre de Moraes esteve com Davi Alcolumbre antes de apontar indícios de irregularidades atribuídas a André Mendonça. (Reprodução)

BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu por três horas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, antes de apresentar acusações contra o ministro André Mendonça. O encontro ocorreu na quarta-feira (2), na casa de Alcolumbre, no Lago Sul, antes da sessão plenária da Corte.

A reunião entre Alexandre de Moraes e Davi Alcolumbre foi confirmada à coluna de Malu Gaspar, de O GLOBO, por três fontes que acompanham os desdobramentos da crise no Supremo.

Davi Alcolumbre foi citado em relatórios de inteligência usados por Moraes como um alvo estratégico de um suposto direcionamento de investigações conduzidas por Mendonça. Os documentos são apócrifos, não apresentam provas e classificam como prematuro o uso externo das informações.

Moraes justificou a ofensiva contra Mendonça citando indícios de improbidade e abuso de autoridade em relatórios, enquanto o confronto no STF se intensificou.

Conflito no STF escala após reunião de Moraes e Alcolumbre

O encontro de Alexandre de Moraes com Davi Alcolumbre ocorreu em meio ao conflito no STF. Antes, André Mendonça enviou a Edson Fachin um pedido para investigar Moraes por suas relações com Daniel Vorcaro.

Após a reunião com Alexandre de Moraes, Davi Alcolumbre rebateu no plenário do Senado críticas de parlamentares da oposição por não pautar pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo.

Durante o embate, Alcolumbre citou o caso Dark Horse, questionando a seletividade das críticas contra o ministro do STF.

“Todo mundo esqueceu que pediram R$ 130 milhões para a mesma pessoa para fazer um filme. E agora o culpado só é o ministro Alexandre de Moraes?”, questionou Alcolumbre.

Interlocutores do presidente do Senado afirmam que, para Alcolumbre, desamparar Alexandre de Moraes seria fortalecer seu adversário político, André Mendonça.

Relatório usado por Alexandre de Moraes cita Davi Alcolumbre

Na decisão sobre André Mendonça, Alexandre de Moraes afirma que Davi Alcolumbre teria sido vítima de uma atuação “enviesada” por questões “pessoais e políticas”, com tratamento diferente do dispensado a outros investigados em situação processual equivalente.

O próprio relatório, no entanto, classifica como “baixo” o grau de confiança das informações relacionadas ao presidente do Senado e ressalta que o uso externo do conteúdo seria prematuro.

Alexandre de Moraes sustenta, com base no documento encomendado à Polícia Federal, a hipótese de que Alcolumbre seria um “provável alvo estratégico” de André Mendonça. O relatório menciona a desavença entre Alcolumbre e Mendonça durante o processo de indicação do ministro ao STF, quando o presidente do Senado teria representado um obstáculo à nomeação.

Ofensiva de Alexandre de Moraes ocorre em investigação ligada a Vorcaro

A ofensiva de Moraes no STF aconteceu três dias após Mendonça enviar à PGR despacho sobre mensagens de Vorcaro.

Posteriormente, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou pela nulidade do conteúdo.

Na decisão contra André Mendonça, Alexandre de Moraes também apontou suposto direcionamento das investigações e “quebra na cadeia de custódia”. A mesma tese vinha sendo estudada pela defesa de Vorcaro para buscar a anulação da investigação.

Após duas tentativas frustradas de negociação de um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal e a PGR, os advogados de Vorcaro buscavam alternativas para pedir a anulação da apuração.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.