ELEIÇÕES 2026

Republicanos nega apoio a Flávio Bolsonaro e indica neutralidade nas eleições

Partido afirma que não fechou aliança com Flávio Bolsonaro nem negociou indicação de Marcos Pereira ao STF e diz que avalia manter neutralidade.

Ipolítica, com informações do g1

Republicanos nega apoio a Flávio Bolsonaro, rejeita negociação por vaga no STF e afirma que pode adotar neutralidade nas eleições.
Republicanos nega apoio a Flávio Bolsonaro, rejeita negociação por vaga no STF e afirma que pode adotar neutralidade nas eleições. (Waldemir Barreto/Agência Senado)

BRASIL – O Republicanos negou neste domingo (12) ter fechado apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República e descartou que tenha negociado a indicação do presidente da legenda, Marcos Pereira, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) como condição para uma eventual aliança. Em nota oficial, o partido afirmou que as conversas com o senador foram inconclusivas e indicou que a tendência, neste momento, é manter neutralidade na disputa eleitoral.

A pré-campanha de Flávio Bolsonaro também rejeitou a informação. O coordenador da campanha, senador Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que nunca houve qualquer negociação envolvendo cargos ou indicações ao STF em troca de apoio político.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Republicanos afirma que conversas foram inconclusivas

Segundo o Republicanos, o último encontro entre Marcos Pereira e Flávio Bolsonaro ocorreu há mais de um mês. A legenda informou que as tratativas não avançaram e classificou como "absolutamente inverídica" a informação de que haveria um acordo entre as duas partes.

Ainda de acordo com o partido, consultas internas começaram a ser realizadas junto às bancadas, executivas estaduais e apoiadores para definir o posicionamento da sigla nas eleições presidenciais.

Pesquisa interna aponta preferência pela neutralidade

Na nota divulgada, o Republicanos informou que uma pesquisa apresentada à bancada paulista mostrou um sentimento de frustração em relação à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.

Conforme a legenda, as sondagens iniciais apontam:

  • preferência pela neutralidade nas eleições;
  • ausência de definição sobre apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro;
  • descarte de qualquer aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O partido afirmou que outras reuniões serão realizadas ao longo do mês antes da decisão definitiva.

Pré-campanha de Flávio nega negociação por vaga no STF

Em publicação nas redes sociais, Rogério Marinho afirmou que a construção de alianças da campanha de Flávio Bolsonaro ocorre com base na convergência de princípios e não em troca de cargos ou indicações.

Segundo o senador, é falsa a informação de que um eventual apoio do Republicanos estaria condicionado à indicação de Marcos Pereira para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Decisão será tomada na convenção nacional

O Republicanos informou que a posição oficial sobre a eleição presidencial será definida durante a convenção nacional da legenda, prevista para ocorrer ainda neste mês, em Brasília.

Atualmente, o partido conta com 43 deputados federais e seis senadores. Em 2022, integrou a coligação que apoiou Jair Bolsonaro na disputa presidencial. Entre seus principais nomes está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que busca a reeleição neste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.