Testeira Copa
relações exteriores

Brasil envia avião da FAB com equipes de busca para a Venezuela

FAB envia aeronave com bombeiros, Defesa Civil e Anatel para reforçar as buscas por desaparecidos após terremotos na Venezuela

Ipolítica, com informações da Agência

FAB envia aeronave com equipes de busca e equipamentos para auxiliar vítimas dos terremotos na Venezuela.
FAB envia aeronave com equipes de busca e equipamentos para auxiliar vítimas dos terremotos na Venezuela. (Sgt Müller Marin/FAB)

BRASÍLIA – O Brasil enviou nesta sexta-feira (26) uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) para apoiar as ações de busca e resgate na Venezuela, atingida por pelo menos dois fortes terremotos na noite da última quarta-feira (24). Segundo informações divulgadas pelo governo brasileiro, mais de 40 mil pessoas estão desaparecidas.

A aeronave decolou às 10h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, transportando equipes especializadas e equipamentos destinados à missão humanitária coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp 

FAB leva equipes de resgate

De acordo com a Força Aérea Brasileira, a missão será realizada por uma aeronave do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus.

A operação reúne uma equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado, formada por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Missão humanitária

Na quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  já havia anunciado o envio da missão brasileira para auxiliar nas buscas por sobreviventes.

Segundo o presidente, a operação conta com 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro especialistas da Anatel, que utilizarão equipamentos para rastrear sinais de celulares e tentar localizar vítimas sob os escombros.

Equipamentos e hospital de campanha

Além das equipes de resgate, a FAB transportará cerca de nove toneladas de equipamentos destinados às operações de busca e socorro.

O governo federal informou ainda que um segundo voo está previsto para sábado (27). A aeronave levará materiais para a instalação de um hospital de campanha na Venezuela, além de 100 purificadores de água movidos a energia solar e medicamentos para atendimento às vítimas dos terremotos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.