BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nessa quinta-feira (28), a lei que cria a Universidade Federal Indígena (Unind), primeira instituição federal de ensino superior voltada especificamente aos povos indígenas no Brasil. A proposta foi enviada pelo governo federal e teve a aprovação concluída pelo Congresso Nacional no início deste mês.
A previsão é que a Universidade Federal Indígena comece a funcionar em 2027. Nos quatro primeiros anos, a expectativa é atender até 2,8 mil estudantes em cursos ligados à formação de professores, saúde e gestão territorial e ambiental.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Durante a cerimônia de sanção, Lula afirmou que o acesso ao ensino superior fortalece a cidadania e amplia oportunidades para diferentes grupos da sociedade.
Universidade Federal Indígena
A criação da Universidade Federal Indígena atende a uma reivindicação histórica do movimento indígena. O ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, destacou que a instituição será um espaço voltado à produção de conhecimento e ao fortalecimento das políticas públicas destinadas às comunidades indígenas.
Segundo ele, a universidade contribuirá para a formação de profissionais e para a valorização dos saberes dos povos originários.
A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), ex-ministra dos Povos Indígenas, informou que a instituição terá sede em Brasília e que a proposta prevê expansão futura para outras regiões do país.
Educação indígena
De acordo com o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, a construção da proposta envolveu debates realizados em diferentes regiões do país, com participação de professores, estudantes, lideranças indígenas e especialistas.
Representante do fórum, Rita Potiguara afirmou que a nova universidade permitirá maior integração entre os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e as diferentes áreas do conhecimento acadêmico.
A expectativa é que a Universidade Federal Indígena se torne um espaço de formação, pesquisa e valorização das línguas e culturas indígenas brasileiras.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.