Marcha dos Prefeitos

Gestores maranhenses debatem orçamento com bancada em Brasília

Gestores municipais discutem em Brasília demandas nas áreas da saúde, educação e liberação de emendas parlamentares.

Ipolítica

Atualizada em 20/05/2026 às 15h01
Prefeitos do Maranhão participam de reunião com bancada federal em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos.
Prefeitos do Maranhão participam de reunião com bancada federal em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos. (Reprodução/Famem)

BRASÍLIA – Prefeitos maranhenses participam nesta quarta-feira (20) de uma reunião com a bancada federal do Maranhão durante a programação da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O encontro deve reunir gestores municipais e parlamentares para discutir projetos estruturantes, demandas regionais e a liberação de recursos para os municípios.

A mobilização ocorre dentro da programação da Marcha dos Prefeitos, considerada um dos principais eventos do municipalismo brasileiro por reunir gestores de diversas regiões do país para debater pautas ligadas à administração pública municipal.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Prefeitos discutem demandas dos municípios

Entre os temas debatidos pelos prefeitos estão questões relacionadas às áreas da saúde, educação e maior autonomia financeira dos municípios em relação aos governos estaduais e federal.

Também estão em pauta a liberação de emendas parlamentares e dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas prefeituras ao longo deste ano.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, afirmou que a reunião busca fortalecer o diálogo com a bancada maranhense em Brasília.

“Primeiro, as nossas dificuldades que nós estamos vivenciando durante esse ano em relação aos orçamentos, a questão das emendas impositivas, as emendas PIX, que até hoje não começaram ainda a ser efetuadas e que isso termina atingindo fortemente as ações dos governos municipais”, declarou.

Projetos regionais também entram na pauta

Segundo Roberto Costa, o encontro também será importante para discutir projetos considerados estratégicos para diferentes regiões do Maranhão.

“É uma forma também de discutir com a bancada projetos estruturantes para o Estado, que se tornam fundamentais não apenas de forma individual para o município, mas para as regiões”, afirmou.

Participam da programação prefeitos de diferentes cidades maranhenses, entre eles gestores de Timon, Penalva e Peritoró.

Marcha reúne autoridades em Brasília

A programação da Marcha dos Prefeitos contou, nesta terça-feira (19), com a presença de autoridades nacionais, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O evento segue até quinta-feira (22), com debates sobre financiamento público, pacto federativo e políticas públicas voltadas aos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.