BRASÍLIA – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo nas redes sociais em que tenta associar o caso do Banco Master ao PT horas depois de a Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado da família Bolsonaro.
A operação faz parte da nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Defesa de CPI
No vídeo divulgado na noite de quinta-feira (7), Flávio Bolsonaro defendeu a criação de uma CPI para investigar o Banco Master.
“O povo brasileiro merece saber toda a verdade”, afirmou o senador ao mencionar possíveis relações do banco com integrantes do PT e governos petistas da Bahia.
Durante a publicação, o parlamentar exibiu reportagem que cita ligações entre o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, e lideranças petistas baianas.
Operação contra Ciro Nogueira
Mais cedo, a PF informou que Ciro Nogueira é investigado por supostamente receber pagamentos mensais de até R$ 500 mil de Daniel Vorcaro.
Segundo a investigação, o senador também teria recebido hospedagens em hotéis de luxo, refeições em restaurantes caros e outras vantagens atribuídas ao banqueiro.
A PF aponta ainda suspeitas relacionadas à atuação parlamentar de Ciro Nogueira em propostas de interesse do Banco Master.
Ligação com a Bahia
O principal elo citado entre o caso Master e o PT é Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Daniel Vorcaro.
Lima foi preso em uma das fases anteriores da Operação Compliance Zero e é apontado como próximo dos ex-governadores da Bahia Rui Costa e Jaques Wagner.
Segundo reportagens citadas por Flávio Bolsonaro, o empresário ganhou projeção após a compra da rede Cesta do Povo, durante a privatização da Empresa Baiana de Alimentos.
Disputa política nas redes
Enquanto Flávio Bolsonaro buscava associar o Banco Master ao PT, políticos de esquerda passaram a divulgar vídeos antigos em que o senador elogia Ciro Nogueira.
Em entrevista concedida em 2025, Flávio afirmou que o presidente nacional do PP tinha “todas as credenciais” para ocupar uma eventual vice-presidência em uma chapa ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
CPI ainda não foi criada
Deputados e senadores articulam desde abril a criação de uma CPI para investigar o Banco Master, mas a comissão ainda não foi instalada.
Na Câmara, parlamentares do PSOL e da Rede protocolaram pedido para abertura da comissão. No Senado, integrantes da oposição também defendem uma investigação específica sobre o caso.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.