reunião na casa branca

Lula deixa Casa Branca após reunião de três horas com Trump

Encontro entre Lula e Trump debateu comércio, combate ao crime organizado, minerais críticos e tensão tarifária entre Brasil e EUA.

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Lula deixa a Casa Branca após reunião de três horas com Trump, em Washington, com pauta sobre comércio e segurança.
Lula deixa a Casa Branca após reunião de três horas com Trump, em Washington, com pauta sobre comércio e segurança. (Ricardo Stuckert / PR)

 BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Casa Branca, em Washington, nesta quinta-feira (7), após uma reunião seguida de almoço com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro entre Lula e Trump durou cerca de três horas e contou com a participação de ministros dos dois governos.

A expectativa inicial era de que Lula e Trump concedessem entrevista conjunta no Salão Oval, mas a programação foi alterada. O presidente brasileiro deverá falar à imprensa ainda nesta tarde na embaixada do Brasil na capital norte-americana.

O encontro havia sido articulado previamente pelas equipes diplomáticas dos dois países e teve como foco temas ligados ao comércio internacional, combate ao crime organizado, minerais críticos e questões geopolíticas.

Lula e Trump discutem comércio e segurança

Entre os assuntos debatidos esteve a cooperação entre Brasil e Estados Unidos no combate ao tráfico internacional de armas e drogas. No mês passado, os dois países anunciaram um acordo de cooperação mútua para compartilhamento de informações sobre apreensões realizadas nas aduanas.

A parceria busca acelerar investigações sobre rotas do crime organizado e identificar vínculos entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.

Também participaram da reunião:

  • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
  • Wellington César, ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • Dario Durigan, ministro da Fazenda;
  • Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.

Relação entre Brasil e Estados Unidos vive tensão comercial

A reunião ocorre em meio a uma fase de tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, iniciada em 2025 após a retomada de medidas protecionistas pelo governo norte-americano.

O impasse começou com a imposição de tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio, atingindo diretamente o Brasil, um dos principais exportadores desses produtos para os EUA.

Além das questões econômicas, o governo norte-americano também fez críticas a decisões do Judiciário brasileiro relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e ao processo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em abril deste ano, os Estados Unidos ampliaram tarifas sobre produtos brasileiros alegando falta de reciprocidade comercial. Em resposta, o governo brasileiro intensificou negociações diplomáticas e levou o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Tarifas seguem elevadas para aço e alumínio

Apesar de um recuo parcial dos Estados Unidos no fim de 2025 e início de 2026, setores estratégicos continuam enfrentando barreiras comerciais.

O governo norte-americano substituiu parte das medidas por uma tarifa global temporária de aproximadamente 10%, mas os setores de aço e alumínio seguem com taxas elevadas.

A reunião entre Lula e Trump é vista por integrantes do governo brasileiro como uma tentativa de reaproximação diplomática e de redução das tensões comerciais entre os dois países.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.