Eleições 2026

Caiado adia definição do vice na chapa presidencial para 2026

Ex-governador afirma que escolha será feita apenas na convenção de julho e diz que foco agora é ampliar articulação política e plano de governo.

Ipolítica, com informações do g1

Caiado adia escolha do vice na chapa presidencial de 2026 e afirma que decisão será tomada apenas na convenção de julho.
Caiado adia escolha do vice na chapa presidencial de 2026 e afirma que decisão será tomada apenas na convenção de julho. (Divulgação)

BRASIL — O ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado afirmou que a definição do vice em sua chapa para as eleições de 2026 será adiada e deve ocorrer apenas durante a convenção partidária, prevista para julho.

A declaração foi dada durante agenda política em Piracicaba (SP), onde o pré-candidato destacou que, neste momento, a prioridade é ampliar articulações e fortalecer o plano de governo.

Definição da chapa fica para julho

Segundo Caiado, a escolha do vice será feita com base em análises regionais e estratégias eleitorais.

Ele afirmou que o cenário político ainda está em construção e que a decisão precisa considerar a composição mais adequada para cada região do país.

Entre as prioridades do pré-candidato estão:

  • Ampliação da equipe de formulação do plano de governo
  • Intensificação de agendas no interior de São Paulo e Minas Gerais
  • Construção de alianças políticas regionais

Estratégia de campanha

Caiado destacou que o foco da pré-campanha neste momento é consolidar presença em estados estratégicos e ampliar apoio político.

Ele afirmou que a decisão sobre o vice precisa agregar força eleitoral e representar demandas regionais.

Essa decisão será tomada na convenção de julho, após avaliarmos melhor o cenário em cada região do país”, afirmou.

Negativa sobre conversa com Ciro Gomes

Durante a agenda, o pré-candidato também negou qualquer tratativa recente com o ex-ministro Ciro Gomes sobre composição de chapa.

Segundo ele, houve apenas uma conversa anterior, em outro contexto político, mas sem relação com a formação da candidatura presidencial.

Caiado reforçou que não existe negociação envolvendo o nome de Ciro para vice.

Avaliação sobre cenário político

O ex-governador também comentou o cenário político nacional e questões institucionais, incluindo o papel do Supremo Tribunal Federal.

Ele afirmou que diferentes poderes precisam atuar com equilíbrio para evitar crises institucionais e garantir estabilidade política.

Caminho até 2026

Com a definição da chapa ainda em aberto, a campanha de Caiado segue em fase de articulação política e construção de alianças.

A expectativa é de que os nomes oficiais sejam confirmados apenas no período das convenções partidárias, no meio do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.