BRASIL - O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) criticou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) por uma emenda apresentada no Congresso que, segundo ele, teria beneficiado diretamente o Banco Master. Em entrevista à BandNews TV, o parlamentar afirmou que mensagens obtidas pela Polícia Federal indicariam proximidade entre o senador e o banqueiro Daniel Vorcaro.
Durante a entrevista, Duarte comentou conversas atribuídas a Vorcaro que mostram contatos com integrantes da cúpula política. Entre os diálogos citados, estaria a comemoração do banqueiro após a apresentação de uma emenda pelo senador.
Segundo o deputado, a proposta teria ampliado a garantia de aplicações financeiras do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que teria impacto direto sobre operações relacionadas ao Banco Master.
Críticas à emenda apresentada no Congresso
De acordo com Duarte, a emenda foi apresentada em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sem relação direta com o tema do texto original. Por esse motivo, a proposta passou a ser chamada, segundo ele, de “emenda Master” ou “emenda Vorcaro”.
O deputado afirmou que a medida permitiria elevar o teto de garantia de aplicações financeiras, atualmente em R$ 250 mil, para valores superiores a R$ 1 milhão.
Na avaliação do parlamentar, a mudança poderia beneficiar diretamente o banco ligado ao empresário investigado.
“O Ciro Nogueira é um senador da República, não um assessor de um banqueiro, não um despachante de luxo, um office-boy de luxo de um banqueiro”, afirmou.
Relação entre política e setor financeiro
Duarte Jr. também classificou como preocupante a relação entre parlamentares e o setor financeiro revelada pelas mensagens analisadas nas investigações.
Segundo ele, os registros indicariam que Vorcaro comemorou, em conversas de WhatsApp, a apresentação da emenda pelo senador.
Para o deputado, esse tipo de situação precisa ser apurado com rigor.
“Esse tipo de relação é promíscua, clandestina e não representa o interesse público”, declarou.
Possível investigação no Congresso
Questionado durante a entrevista se haveria constrangimento em investigar parlamentares em uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito, Duarte afirmou que o Congresso não pode evitar apurações quando houver indícios.
O deputado disse que seu compromisso é com o interesse público e com o combate à corrupção.
“Não contem comigo para fazer aliança com o crime ou para agir como um alienado. Meu compromisso é com quem votou em mim e com a transparência pública”, afirmou.
Segundo o parlamentar, eventuais investigações devem avançar independentemente do cargo ocupado pelos envolvidos, caso haja elementos que justifiquem a apuração.
Resposta de Ciro Nogueira
O senador Ciro Nogueira já afirmou que mantém diálogo com diversas pessoas e que não houve interferência indevida em sua atuação legislativa. Segundo ele, conversas com empresários e outros atores fazem parte da rotina política.
Até o momento, não há confirmação oficial de abertura de uma investigação parlamentar específica sobre o caso.
Saiba Mais
- Toffoli diz que não teve acesso a dados do celular de Vorcaro
- Defesa pede investigação sobre vazamento de mensagens de Vorcaro no STF
- Polícia sugere ampliar proteção à família de Mendonça após casos Master e INSS
- Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio federal
- Ministros do STF defendem afastamento de Toffoli em julgamento do caso Master
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.