Restituição

Receita Federal libera consulta a lote residual do IR 2026; saiba como consultar

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”.

Imirante.com

Consulta ao lote residual do IR já está disponível no site da Receita.
Consulta ao lote residual do IR já está disponível no site da Receita. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

BRASIL - A Receita Federal do Brasil liberou, nesta sexta-feira (20), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2026. Ao todo, 204.824 contribuintes serão contemplados, com valor total de R$ 578.974.901,07. O pagamento será feito no dia 27 de fevereiro.

Do total a ser pago, R$ 337.697.578,81 são destinados a contribuintes com prioridade legal. Estão nesse grupo 6.632 idosos acima de 80 anos e 39.290 entre 60 e 79 anos. Também recebem com prioridade 3.264 pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave e 10.735 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Outros 127.585 contribuintes, que não têm prioridade prevista em lei, foram incluídos por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX. Além deles, 17.318 restituições serão pagas a contribuintes não prioritários.

Como consultar

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, em seguida em “Consultar minha restituição”. O serviço oferece orientações, consulta simplificada e acesso ao extrato de processamento no e-CAC.

Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode enviar uma retificação para corrigir as informações.

Também é possível consultar a situação pelo aplicativo oficial da Receita Federal, disponível para celulares e tablets. A ferramenta permite verificar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF.

Pagamento e segurança

O depósito é realizado apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados informados ou problema na conta de destino, o crédito não é efetuado.

Nesses casos, é possível reagendar o pagamento pelo Banco do Brasil em até um ano após a primeira tentativa de depósito. O serviço está disponível no portal do banco ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Para solicitar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Se o valor não for resgatado em até um ano, o pedido deve ser feito pelo portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, dentro do menu “Meu Imposto de Renda”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.