desfile na sapucaí

Pastor diz que integrantes da Acadêmicos de Niterói terão “câncer na garganta” após desfile em homenagem a Lula

Declaração foi feita durante culto em São Paulo e gerou reação de políticos e lideranças evangélicas.

Ipolítica, com informações de O Globo

Atualizada em 18/02/2026 às 14h15
Pastor diz que integrantes da Acadêmicos de Niterói terão “câncer na garganta” após desfile.
Pastor diz que integrantes da Acadêmicos de Niterói terão “câncer na garganta” após desfile. (Reprodução)

BRASIL - O pastor Elias Cardoso, da Assembleia de Deus de Perus, em São Paulo, afirmou durante culto nesta segunda-feira (17) que integrantes da escola de samba Acadêmicos de Niterói “vão lembrar com quem mexeram” caso enfrentem “câncer na garganta”. A declaração foi feita após o desfile da agremiação no domingo (16), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a apresentação, a escola levou para a avenida uma ala intitulada “neoconservadores em conserva”, com fantasias que representavam famílias religiosas dentro de latas. A alegoria gerou críticas de grupos evangélicos nas redes sociais.

Declaração durante culto

Em vídeo publicado em seu perfil e nas redes sociais da igreja, o pastor afirmou:

“Não vamos responder às provocações que fizeram nas escolas de samba. […] Tripudiaram em cima da nossa fé, não vamos responder. Vamos orar. A hora que esses homens estiverem com câncer na garganta, eles vão lembrar com quem mexeram.”

A fala repercutiu entre lideranças religiosas e políticos ligados a pautas conservadoras.

Reações de políticos

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou que o desfile expôs “a fé cristã ao escárnio” e declarou que a laicidade do Estado “não autoriza zombaria e humilhação”. Ela também cobrou posicionamento da Frente Parlamentar Evangélica.

O presidente da bancada, deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP), classificou a fantasia como “inadmissível” e disse que o desfile tratou conservadores como inimigos.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) mencionou as eleições ao afirmar que os evangélicos devem se lembrar do episódio “na hora de votar”.

Também se manifestaram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que criticaram o que chamaram de ataque à fé cristã. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que “usar verba pública para ridicularizar a igreja evangélica é inadmissível”.

Nota da escola

Após o desfile, a Acadêmicos de Niterói divulgou nota afirmando que foi alvo de perseguição durante o processo carnavalesco.

Segundo o comunicado, a agremiação “sofreu ataques políticos e enfrentou setores conservadores” ao longo da preparação do desfile.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.