BRASIL - Um padre da Igreja Católica criticou publicamente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por ter votado contra o programa Gás do Povo, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada. O episódio ocorreu durante uma missa em Minas Gerais e gerou reação do parlamentar e posicionamento oficial da Diocese responsável.
O religioso foi identificado como Flávio Ferreira Alves, pároco da Paróquia Santa Efigênia, no município de Córrego Novo (MG). Em vídeo que circula nas redes sociais, o padre afirma que fiéis que concordassem com o posicionamento de Nikolas deveriam sair da igreja e não receber a eucaristia.
Durante a celebração, o padre associou o voto do deputado à retirada de benefícios sociais voltados à população de baixa renda.
“Se você concorda com o Nikolas e não quer dar botijão de gás para o pobre, sai da igreja agora. Você não merece receber a eucaristia”, afirmou o religioso.
Diocese se manifesta sobre o caso
Após a repercussão, a Diocese de Caratinga divulgou nota neste domingo (9) classificando o episódio como um “fato isolado”. Segundo o comunicado, as declarações ocorreram em um momento de forte emoção e não refletem a posição institucional da Igreja.
A Diocese informou ainda que o padre demonstrou arrependimento e pediu desculpas à comunidade e aos fiéis que se sentiram ofendidos.
“A Igreja ensina que a eucaristia é o sacramento da unidade e não deve ser utilizada como instrumento de divisão”, diz trecho da nota.
Nikolas reage e critica postura do padre
Nas redes sociais, o deputado Nikolas Ferreira reagiu às falas do padre e afirmou que o religioso se comportou como um “militante no altar”. O parlamentar também classificou a atitude como inadequada e questionou o uso do espaço religioso para manifestações políticas.
Segundo Nikolas, sua posição contrária ao programa Gás do Povo está relacionada a critérios fiscais e ao modelo de execução da política pública.
Outros episódios semelhantes
No fim de janeiro, outro padre, ligado ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, também fez críticas indiretas ao deputado durante uma missa, em referência a uma caminhada organizada por Nikolas até Brasília.
Na ocasião, o religioso afirmou que manifestações sem projetos concretos para a população teriam apenas o objetivo de alcançar poder político. Nikolas rebateu as críticas e acusou o padre de falta de embasamento bíblico e intelectual.
Programa Gás do Povo
O Gás do Povo é uma iniciativa do governo federal que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha (GLP) para cerca de 15,5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa substitui o modelo anterior do vale-gás, que funcionava por meio de repasses financeiros.
A proposta é uma das principais bandeiras sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e segue agora para regulamentação após aprovação no Congresso Nacional.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.