BRASIL - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), minimizou nesta terça-feira (3) questionamentos sobre uma reunião com o empresário Daniel Vorcaro, no contexto do caso BRB–Master, e afirmou estar “totalmente limpo” diante das investigações que envolvem o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master.
Ao comentar os pedidos de impeachment apresentados pela oposição, Ibaneis disse que as iniciativas fazem parte do funcionamento democrático das instituições. Para reforçar sua defesa, citou um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o empresário investigado.
“Isso não é problema”, afirmou o governador, ao relativizar a reunião.
Pedidos de impeachment e investigações
No dia 23 de janeiro, PSB e Cidadania protocolaram pedidos de impeachment contra Ibaneis na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Na mesma data, o PSOL apresentou uma representação própria.
Paralelamente, cinco partidos — PT, Rede, PDT, PCdoB e PV — ingressaram, em 26 de janeiro, com uma notícia de fato no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As siglas pedem a apuração de possíveis crimes comuns e atos de improbidade administrativa relacionados ao caso BRB–Master, além do afastamento do governador para evitar interferências nas investigações.
Também houve solicitação ao Ministério Público Federal (MPF), feita pelo deputado distrital Fábio Felix (PSOL), para abertura de investigação e eventual bloqueio de bens do governador.
Tramitação no STF
O caso BRB–Master tramita atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Dias Toffoli, após surgirem indícios envolvendo o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) em documentos apreendidos. O processo chegou ao STF por pedido da defesa de Daniel Vorcaro, que alegou a existência de autoridade com foro privilegiado.
Em nota divulgada na semana passada, Toffoli afirmou que o caso pode retornar à primeira instância caso, ao fim das investigações, fique comprovado que não há autoridade com prerrogativa de foro envolvida.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.