BRASIL - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, após a realização de exames pré-operatórios nesta quinta-feira (29), em Brasília.
Segundo o governo federal, os exames confirmaram as expectativas médicas para a realização do procedimento. Lula chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira, após viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026. Ao retornar, o presidente passou o dia na Granja do Torto.
Cirurgia já realizada anteriormente
Esta não é a primeira vez que Lula passa por cirurgia de catarata. Em 2020, o presidente realizou o mesmo procedimento, também no olho esquerdo.
O que é a catarata
A catarata é um processo natural de envelhecimento que provoca a perda da transparência do cristalino, a lente natural dos olhos, que passa a apresentar aspecto opaco e esbranquiçado.
Além do envelhecimento, a condição pode ser causada por outros fatores, como:
- Diabetes
- Uso prolongado de medicamentos à base de corticoides
- Traumas oculares
Pessoas com catarata costumam relatar dificuldade visual, com a sensação de enxergar através de um vidro embaçado ou em ambiente esfumaçado.
Tratamento
O tratamento da catarata é feito por meio de procedimento cirúrgico, no qual a lente natural opaca é substituída por uma lente artificial transparente, permitindo a recuperação da visão.
Até o momento, o Planalto não informou alterações na agenda oficial do presidente em razão da cirurgia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.