Eleições 2026

Nomes conhecidos da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026; veja lista

Lideranças voltam ao radar após afastamentos, derrotas ou atuação nos bastidores e devem disputar cargos no próximo pleito

Iplítica, com informações do g1

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil (Geraldo Magela/Agência Senado)

BRASÍLIA – A menos de um ano das eleições de 2026, nomes conhecidos da política nacional voltaram a circular com força em conversas partidárias, pesquisas internas e movimentações públicas. Após períodos de afastamento, derrotas nas urnas ou atuação nos bastidores, essas lideranças articulam o retorno ao cenário eleitoral, em um contexto de polarização e reorganização das forças políticas.

O movimento reacende disputas antigas, redesenha alianças e aposta no reconhecimento eleitoral como trunfo em um pleito que escolherá presidente da República, governadores, senadores e deputados.

Quem planeja voltar

Entre os nomes citados para disputar as eleições de 2026 estão:

  • Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados;
  • José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil;
  • Ciro Gomes, ex-governador do Ceará;
  • João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara;
  • José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal;
  • Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.
     

Eduardo Cunha mira vaga na Câmara

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha já anunciou publicamente que pretende retornar à vida política. Em publicação nas redes sociais, informou que disputará uma vaga de deputado federal por Minas Gerais, estado que classificou como a “síntese do Brasil”.

Cunha presidiu a Câmara entre fevereiro de 2015 e 2016 e teve papel central ao aceitar o pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Ele renunciou ao comando da Casa em julho de 2016 e foi cassado após acusações de mentir à CPI da Petrobras.

Preso no mesmo ano no âmbito da Operação Lava Jato, Cunha teve uma condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal em 2023. Em 2022, tentou voltar à Câmara por São Paulo, mas não se elegeu.

José Dirceu volta ao jogo eleitoral

Outro nome de peso que planeja disputar as eleições é José Dirceu. Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu foi cassado em 2005 após o escândalo do mensalão e também foi alvo de condenações ligadas à Lava Jato.

Em 2024, o ministro Gilmar Mendes, do STF, anulou atos processuais contra Dirceu conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro, restabelecendo sua condição de elegibilidade. O ex-ministro já sinalizou que deve concorrer ao cargo de deputado federal.

Ex-governadores reaparecem no cenário

Entre os ex-governadores, dois nomes ganham destaque. Longe da política há cerca de 15 anos, José Roberto Arruda lançou-se como pré-candidato ao governo do Distrito Federal. Embora afirme estar elegível, Arruda ainda enfrenta incertezas jurídicas após o Superior Tribunal de Justiça manter, em outubro, uma condenação por improbidade administrativa.

Já Ciro Gomes articula retorno ao comando do Ceará. Filiado novamente ao PSDB, ele deve ser o candidato da sigla ao governo estadual. Ciro já foi governador do Ceará e disputou a Presidência da República quatro vezes. A saída do PDT ocorreu após divergências com a aliança local do partido com o governo do petista Elmano de Freitas.

Disputa por vagas na Câmara

Além dos nomes já citados, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, ambos ligados ao PT e também envolvidos no escândalo do mensalão, pretendem disputar vagas de deputado federal em 2026, apostando no reposicionamento político e no capital eleitoral construído ao longo da trajetória pública.

Calendário eleitoral

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, quando os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados. O segundo turno, quando houver, ocorrerá em 25 de outubro. O prazo final para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral será 15 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.