Conselho de Segurança da ONU

Lula discute reforma do Conselho de Segurança da ONU com primeiro-ministro da Índia

Em conversa telefônica, Lula e Narendra Modi defendem mudanças na ONU e reafirmam compromisso com a paz em Gaza e o multilateralismo.

Ipolítica, com informações de O Globo

O presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, na manhã desta quinta-feira (22), por telefone, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre a necessidade de uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em especial, do Conselho de Segurança da ONU. A ligação durou cerca de 45 minutos, segundo informou o governo brasileiro.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois líderes trocaram impressões sobre o cenário internacional e reafirmaram a convicção de que a reforma do Conselho de Segurança da ONU é fundamental para fortalecer o multilateralismo e a governança global.

“Reafirmaram sua convicção a respeito da necessidade de uma reforma abrangente das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança”, destacou o comunicado oficial.

Compromisso com a paz e o multilateralismo

Durante a conversa, Lula e Modi reiteraram o compromisso com a paz na Faixa de Gaza e, de forma mais ampla, com a defesa da paz no mundo, da democracia e do multilateralismo, em meio às tensões internacionais em curso.

A posição conjunta reforça a atuação diplomática de Brasil e Índia em defesa de mudanças na estrutura da ONU, que atualmente reflete o cenário geopolítico do pós-Segunda Guerra Mundial.

Visita de Lula à Índia

Os dois líderes também trataram dos preparativos para a visita de Estado de Lula à Índia, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Nova Délhi. Segundo o governo brasileiro, o presidente pretende participar da Cúpula sobre Inteligência Artificial durante a viagem.

Na agenda bilateral, Lula e Modi concordaram em priorizar a cooperação em áreas estratégicas, como:

  • Defesa
  • Comércio
  • Saúde
  • Ciência e tecnologia
  • Energia e biocombustíveis
  • Minerais críticos e terras raras

Relações comerciais e diplomáticas

Ainda segundo a nota oficial, os líderes destacaram a importância do Fórum Empresarial Brasil–Índia, previsto para o dia 21 de fevereiro, e saudaram o engajamento do setor privado dos dois países. Lula também mencionou a inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia, que ocorrerá durante a visita.

O telefonema com Narendra Modi foi o oitavo contato de Lula com chefes de Estado e de governo desde a semana passada. Nos últimos dias, o presidente brasileiro conversou com líderes do Panamá, Colômbia, México, Espanha, Rússia, Canadá e Portugal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.