Tratamento

Roseana Sarney recebe alta após tratar pneumonia e segue recuperação em casa

Deputada continuará acompanhamento contra câncer de mama triplo negativo em São Paulo

Ipolítica

Roseana Sarney (MDB-MA) ao lado do médico Roberto Kalil após alta hospitalar
Roseana Sarney (MDB-MA) ao lado do médico Roberto Kalil após alta hospitalar (Reprodução/Instagram)

SÃO PAULO – A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após ser internada para tratar um quadro de pneumonia. Ela continuará a recuperação em casa, mantendo o acompanhamento médico relacionado ao tratamento contra um câncer de mama triplo negativo.

Roseana estava internada desde a última sexta-feira (16), em São Paulo. Nas redes sociais, a parlamentar anunciou a alta hospitalar com a publicação de uma foto ao lado do médico Roberto Kalil.

Tratamento oncológico

A deputada foi diagnosticada com câncer de mama triplo negativo em 2025 e realiza acompanhamento médico na capital paulista. O tipo é considerado um dos mais agressivos da doença.

O diagnóstico foi tornado público em agosto de 2025. A última sessão de quimioterapia, prevista para o dia 27 de janeiro, foi suspensa por orientação médica. Roseana informou ainda que deverá passar por um procedimento cirúrgico em breve.

Desde que revelou a doença, a parlamentar tem compartilhado nas redes sociais detalhes do tratamento. Em publicações, ela reconhece as dificuldades do processo, mas afirma manter a fé e a esperança na recuperação.

Sobre o câncer de mama triplo negativo

Segundo a American Cancer Society, o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Esse tipo tende a crescer e se espalhar mais rapidamente, apresenta menos opções de tratamento e, em geral, um prognóstico mais desafiador.

A doença é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, mulheres negras e pessoas com mutações no gene BRCA1.

Terceira sessão da fase vermelha já foi realizada

A terceira sessão da chamada fase vermelha da quimioterapia foi aplicada no dia 6 de janeiro. Essa etapa utiliza medicamentos conhecidos como antraciclinas, como a doxorrubicina e a epirrubicina, que atuam diretamente no DNA das células tumorais, impedindo sua multiplicação.

Apesar da eficácia no combate ao câncer de mama, esse tipo de quimioterapia pode causar efeitos colaterais como:

  • náuseas e mal-estar;
  • reações cutâneas, como coceiras;
  • queda da imunidade, aumentando o risco de infecções.

Histórico do tratamento

Roseana Sarney tornou público o diagnóstico de câncer de mama em agosto de 2025, após a identificação da doença durante um check-up de rotina. Em outubro, ela concluiu as 12 sessões da fase inicial, que combinou quimioterapia e imunoterapia.

No início de dezembro do ano passado, a deputada também precisou ser internada devido a um quadro de baixa imunidade, mas apresentou melhora clínica, recebeu alta e passou o Natal ao lado da família.

Apoio e trajetória política

Desde que anunciou o diagnóstico, Roseana tem recebido inúmeras manifestações de apoio de lideranças políticas, eleitores e admiradores. Em 13 de dezembro, ela recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela ‘Janja’ Silva, durante o período de acompanhamento médico.

Deputada federal pelo Maranhão, Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro, comandando o Maranhão por quatro mandatos. Também exerceu mandato de senadora da República e foi líder do governo no Congresso Nacional, permanecendo como uma das principais lideranças políticas do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.