Polêmica no Senado

Damares divulga lista de igrejas e pastores citados na CPMI do INSS

Senadora Damares Alves divulga lista de igrejas e pastores citados na CPMI do INSS após críticas do pastor Silas Malafaia.

Ipolítica, com informações do g1

Damares Alves na Comissão de Direitos Humanos do Senado
Damares Alves na Comissão de Direitos Humanos do Senado (Geraldo Magela/Agência Senado)

BRASIL - A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou nesta quarta-feira (14) uma lista de igrejas e líderes religiosos citados na CPMI do INSS, que investiga fraudes em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. A divulgação ocorreu após críticas públicas feitas pelo pastor Silas Malafaia nas redes sociais.

Segundo a parlamentar, os pedidos de convocação, convite ou quebra de sigilo foram apresentados com base em documentos oficiais, como Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e informações da Receita Federal.

Reação após críticas de Malafaia

A polêmica começou após Damares afirmar, em entrevista ao SBT News, que a comissão vinha identificando a participação de igrejas em esquemas de fraudes contra aposentados do INSS.

“Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘Não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”, disse a senadora ao ser questionada sobre se há tentativas de atrapalhar as investigações da comissão.

Após a declaração, Malafaia publicou um vídeo exigindo que os nomes fossem divulgados.

“Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria. [...] Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica. Isso é uma vergonha, um absurdo. A liderança evangélica está indignada com sua postura covarde e vergonhosa. Estou esperando os nomes”, afirmou o pastor.

Em resposta, Damares publicou nota oficial e tornou públicos os requerimentos apresentados na comissão.

Igrejas e pastores citados

De acordo com a senadora, os nomes divulgados constam em requerimentos formais apresentados à CPMI. Parte deles já foi aprovada, enquanto outros ainda aguardam análise.

Igrejas com pedido de transferência de sigilo:

  • Adoração Church
  • Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo
  • Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch)
  • Igreja Evangélica Campo de Anatote

Pastores citados em requerimentos:

  • Fabiano Campos Zettel – convite para prestar esclarecimentos
  • Cesar Belucci do Nascimento – convite
  • André Machado Valadão – convocação e pedido de transferência de sigilo
  • Péricles Albino Gonçalves – convite
  • André Fernandes – convite

Entre os nomes citados está Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Segundo o senador Rogério Correia (PT-MG), a oitiva é considerada essencial para esclarecer possíveis conexões com o esquema investigado.

Dever de apuração

Na nota divulgada, Damares afirmou que a eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em fraudes causa “profundo desconforto e tristeza”, mas destacou que a CPMI tem o dever constitucional de investigar os fatos.

A senadora também afirmou que a comissão deve atuar com responsabilidade, imparcialidade e base documental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.