BACABAL - As buscas pelas crianças desaparecidas em Bacabal seguem nesta sexta-feira (10) em uma área de aproximadamente 15 km², marcada por vegetação fechada, pastos e açudes. O local fica entre o Quilombo São Sebastião dos Pretos e o Povoado Santa Rosa, onde um menino de 8 anos foi encontrado a cerca de 4 km em linha reta do ponto inicial do desaparecimento.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Terreno irregular e riscos adicionais
De acordo com o tenente-coronel Marcos Bittencourt, o terreno é irregular, com poucas trilhas e difícil acesso. Além da vegetação densa, a região não possui energia elétrica e apresenta riscos adicionais como: armadilhas instaladas por caçadores, comuns na área, podem causar acidentes; Presença de serpentes exige atenção redobrada das equipes; Concentração de insetos e animais silvestres dificulta o deslocamento seguro.
“O terreno é de uma vegetação, parte em pasto e parte em vegetação densa. Também temos açudes e lagos, e essa região onde temos os açudes e lagos tem uma predominância de vegetação um pouco mais fechada, inclusive com espinhos”, explica.
Apoio aéreo e forças especiais
Segundo o comandante da PM-MA, coronel Wallace Amorim, policiais do Comando de Operações Especiais (Cosar) e do Batalhão de Choque estão sendo transportados em helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA) para áreas de mata fechada. “É um ambiente inóspito”, destacou o coronel.
"As nossas equipes traçam perímetros e avançam em direção contrária ao ponto onde o menino de 8 anos foi encontrado. As buscas também contam com drones equipados com câmeras térmicas, usados para tentar localizar as crianças'', disse o coronel.
Base operacional em Santa Rosa
As buscas nesta sexta-feira estão concentradas na região dos lagos, entre o povoado Santa Rosa e o Quilombo São Sebastião dos Pretos. No povoado Santa Rosa, onde o menino de 8 anos foi localizado, funciona agora uma base operacional montada pelas equipes de segurança para dar suporte às operações.
Wanderson Kauã segue internado se recuperando
Enquanto isso, Wanderson Kauã, de 8 anos, encontrado na tarde de quarta-feira (7) após quatro dias desaparecido, permanece internado no Hospital Geral de Bacabal, acompanhado pelos pais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde da criança é estável, com evolução considerada positiva, mas ainda sem previsão de alta.
De acordo com a secretária de Saúde de Bacabal, Yvanna Lopes Almeida, Kauã está consciente, acordado e passou por exames laboratoriais.
“Kauã se encontra acordado, consciente, já foram realizados exames de laboratório. Paciente com diurese presente, já aceitando a dieta, com estado geral regular. Kauã segue estável e com prognóstico favorável e com avaliação contínua da nossa equipe médica”, disse Yvanna Lopes Almeida, secretaria de Saúde de Bacabal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.