BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (10), a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A proposta recebeu 227 votos a favor, 110 contra e 10 abstenções. Para que o mandato fosse cassado, eram necessários 257 votos favoráveis. Com isso, a representação da Mesa Diretora foi arquivada.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após o trânsito em julgado, a deputada deixou o país e está presa na Itália, enquanto o Supremo aguarda sua extradição.
Como votaram os deputados do Maranhão
A votação da bancada maranhense ficou dividida entre votos favoráveis à cassação, votos contrários, abstenção e ausências. Veja como cada parlamentar se posicionou:
Contra a cassação
- Allan Garcês (PP)
- Junior Lourenço (PL)
- Pastor Gil (PL)
A favor da cassação
- Aluisio Mendes (Republicanos)
- Amanda Gentil (PP)
- Cléber Verde (MDB)
- Hildo Rocha (MDB)
- Juscelino Filho (União)
- Márcio Jerry (PCdoB)
- Pedro Lucas (União)
- Rubens Júnior (PT)
- Marreca Filho (PRD)
Abstenção
- Fábio Macedo (Podemos)
- Ausentes
- Duarte Jr. (PSB)
- Detinha (PL)
- Josimar de Maranhãozinho (PL)
- Josivaldo JP (PSD)
- Márcio Honaiser (PDT)
Resultado encerra processo na Câmara
Com a rejeição da cassação e o arquivamento da representação, não há mais possibilidade de punição parlamentar no âmbito da Câmara. Zambelli seguirá aguardando os desdobramentos judiciais relacionados à decisão do STF e ao processo de extradição.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.