BRASIL — O hábito de levar o smartphone para o banheiro, aparentemente inofensivo, pode trazer sérios problemas de saúde. Segundo estudo publicado em setembro na revista científica PLOS One, permanecer sentado no vaso sanitário por mais tempo devido ao uso do celular está associado a um aumento de até 46% no risco de hemorroidas.
A pesquisa, conduzida pela gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard, entrevistou 125 adultos durante colonoscopias preventivas. Metade dos usuários de smartphone relatou ficar sentado além do necessário, o que aumenta a pressão sobre os músculos do assoalho pélvico e sobre as hemorroidas.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
O que são hemorroidas
As hemorroidas são pequenas protuberâncias vascularizadas na junção do reto com o ânus. Embora todos as tenham, quando aumentam de tamanho devido à pressão ou esforço, podem causar sintomas como:
- Coceira
- Ardência
- Sangramento
- Em casos mais graves, podem evoluir para dor intensa e complicações irreversíveis.
Como reduzir o risco de hemorroidas
Especialistas destacam medidas simples para prevenir o problema:
Seja breve — limite o tempo no vaso sanitário a cinco minutos.
Deixe o celular de lado — evite distrações que prolonguem a permanência.
Adote postura correta — mantenha os joelhos mais altos que os quadris, usando um banquinho.
Consuma fibras — alimentos integrais, frutas e vegetais ajudam a evitar esforço excessivo.
Procure um médico — não adie a busca por ajuda profissional diante de sintomas.
Tabu e aumento de casos
Estima-se que mais da metade dos adultos terá hemorroidas em algum momento da vida, especialmente idosos, pessoas com constipação crônica e gestantes. Por vergonha, muitos só procuram atendimento em estágios avançados.
Pesquisas recentes também apontam aumento de casos em jovens, possivelmente relacionado ao uso frequente de smartphones no banheiro. Em países como a Alemanha, mais de 80% dos adultos entre 25 e 34 anos admitiram levar o celular para o vaso sanitário.
Smartphones como fator de risco
Embora médicos já alertassem sobre o risco de permanecer muito tempo sentado lendo jornais, os smartphones ampliaram o problema. Redes sociais são projetadas para manter a atenção por longos períodos, levando usuários a perderem a noção do tempo.
Ainda assim, alguns especialistas, como o gastroenterologista Ulrich Tappe, ressaltam que fatores como alimentação inadequada e esforço para evacuar continuam sendo os principais responsáveis pelo desenvolvimento das hemorroidas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.