Regra para concursos

STF define altura mínima para ingresso em concursos policiais de todo o país

Com decisão do STF, editais de concursos policiais passam a ter de se adequar imediatamente ao novo parâmetro, sob pena de inconstitucionalidade e até anulação.

Agência Brasil 61

Limites de altura adotados pelo Exército são parâmetros utilizados pelo STF
Limites de altura adotados pelo Exército são parâmetros utilizados pelo STF (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que concursos públicos na área de segurança pública em todo o país só poderão exigir altura mínima desde que não ultrapassem os limites adotados pelo Exército: 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres, presente na Lei Federal n 12.705/2012.

Com a decisão, editais de concursos policiais em estados e municípios passam a ter de se adequar imediatamente ao novo parâmetro, sob pena de inconstitucionalidade e até anulação. O entendimento alcança carreiras vinculadas ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), incluindo Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Leia também: CPMI do INSS ouve novas testemunhas na segunda-feira

Decisão do STF sobre altura mínima uniformiza critérios nacionais

A decisão, tomada em julgamento com repercussão geral (Tema 1.424), uniformiza os critérios nacionais e invalida regras estaduais mais restritivas, consideradas inconstitucionais por violarem os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Discussão teve origem em Alagoas, após candidata ser eliminada de concurso da PM

O caso teve origem em Alagoas, onde uma candidata foi eliminada do concurso da Polícia Militar por não atingir a altura de 1,65 metro prevista em norma estadual. O STF determinou seu retorno ao concurso reforçando que qualquer critério físico em concursos policiais deve estar vinculado à lei.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.