BRASIL - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus, acusados de participação em uma tentativa de golpe de Estado.
Moraes analisou o processo que envolve o chamado núcleo crucial da trama golpista, grupo apontado como parte de uma organização criminosa que buscava manter Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por ser o relator, Moraes abriu a votação e apresentou o primeiro voto do julgamento. Agora, os demais ministros do colegiado – Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside a Turma – ainda vão se manifestar.
Segundo Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, chefiou a organização criminosa que buscava impor um projeto autoritário de poder e tentou impedir ou derrubar o governo eleito.
Além do ex-presidente, a Primeira Turma do STF também julga:
- Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.