NORDESTE

Governo destina terras da União para criar assentamentos em TO

Os novos projetos de reforma agrária serão implantados em terras públicas federais destinadas pelo programa Terra da Gente para o assentamento

Ipolítica

Presidente Lula
Presidente Lula (Divulgação)

BRASIL - Sete novos assentamentos da reforma agrária vão ser criados no Tocantins para beneficiar 896 famílias de agricultores sem-terra. O anúncio ocorreu durante ato de entregas do Governo Federal, realizado no município de Araguatins, na região norte do estado, nesta sexta-feira (27), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O que estamos fazendo hoje é um gesto de civilidade. A terra tem que estar na mão do povo para que possa produzir o que quiser produzir: para sustentar ele, sua família e prover os que não trabalham no campo", defendeu o presidente Lula.

Esta é a maior entrega de reforma agrária da história do Tocantins. Além dos sete novos assentamentos, o Governo vai entregar 169 títulos de regularização fundiária em terras públicas federais para agricultores familiares e 17 títulos de propriedade para assentados da reforma agrária.

Os novos projetos de reforma agrária serão implantados em terras públicas federais destinadas pelo programa Terra da Gente para o assentamento de agricultores familiares. Juntas, as áreas totalizam 15,5 mil hectares.

As portarias de criação dos sete assentamentos foram assinadas no evento pelo ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e pelo presidente do Incra, César Aldrighi. Os atos serão publicados no Diário Oficial da União para que o instituto inicie os procedimentos a fim de selecionar as famílias que serão beneficiadas com lotes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.