Mudanças

iFood anuncia aumento na taxa mínima e novos auxílios para entregadores

Empresa anuncia mudanças, mas entregadores mantêm ameaça de paralisação.

Imirante

Reajustes do iFood são insuficientes, dizem representantes de entregadores.
Reajustes do iFood são insuficientes, dizem representantes de entregadores. (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

BRASIL - O iFood anunciou mudanças na remuneração e nos benefícios oferecidos a entregadores da plataforma, com vigência a partir de 1º de junho. A taxa mínima por entrega será reajustada de R\$ 6,50 para R\$ 7,50 para entregadores que utilizam moto ou carro (alta de 15%) e para R\$ 7,00 no caso de entregadores de bicicleta (alta de 7,7%). O aumento está acima da inflação de 2024, medida em 4,8%.

A empresa também padronizou as rotas de entregadores de bicicleta para até 4 km, com exceções em algumas regiões, e ampliou a cobertura do seguro pessoal. A diária de Incapacidade Temporária (DIT) passou de 7 para 30 dias, e a indenização por morte ou invalidez permanente subiu de R\$ 100 mil para R\$ 120 mil. Além disso, o plano passou a oferecer reembolso de despesas médicas, auxílio funeral, suporte emocional e ajuda com a educação dos filhos. Entregadoras também terão acesso a benefícios voltados a gestantes e pacientes com câncer.

Apesar das mudanças, representantes dos entregadores criticaram as medidas, classificando os reajustes como unilaterais e insuficientes. Entre as principais reivindicações estão o pagamento por quilômetro rodado, a equiparação da taxa mínima para R\$ 10 e a igualdade de remuneração entre modais. Segundo o Comando Nacional do “Breque dos Apps”, “é impossível falar em justiça no pagamento quando a distância percorrida e o tempo de trabalho não são levados em conta”.

Entregadores organizados em coletivos e sindicatos deram um novo prazo até 1º de junho para que a empresa abra uma mesa formal de negociação. Caso isso não ocorra, ameaçam realizar uma nova paralisação nacional.

O iFood afirma que os reajustes não trarão impacto nos preços para consumidores ou restaurantes parceiros e diz manter diálogo com entregadores desde 2021.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.