BRASIL - Foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que estabelece que os descontos negociados na transação tributária também serão válidos para as multas isoladas.
A multa isolada é uma penalidade aplicada pela Receita Federal ao contribuinte pelo descumprimento de obrigação acessória, como erro em notas fiscais.
Atualmente, a Lei 13.988/20 permite ao contribuinte renegociar suas dívidas tributárias com desconto nas multas e nos juros aplicados ao valor principal. Contudo, a Receita não admite a concessão de desconto sobre as multas isoladas. O órgão entende que essas multas compõem o próprio montante principal da dívida, sobre o qual não há desconto.
O deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor do projeto, discorda desse entendimento. “A legislação tributária não fez essa distinção e a restrição é aplicada apenas em virtude de interpretação enviesada do Fisco”, disse.
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba Mais
- Aprovado reserva de 15% de fundo eleitoral para PCD
- Câmara aprova pulseira lilás para identificar pacientes TEAs
- Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção
- Aprovado ressarcimento automático por falhas no serviço de internet
- Câmara aprova meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.