Programa Estação Juventude

Edital investe R$ 10 milhões em ações culturais para jovens em situação de vulnerabilidade

A iniciativa contempla todas as regiões do país e as propostas podem ser enviadas até o dia 25 de julho.

Imirante.com, com informações da Secom

O objetivo do programa é ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos a políticas públicas.
O objetivo do programa é ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos a políticas públicas. (Foto: Ronnie Von/PMC)

BRASIL - O Governo Federal, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), lançou um novo edital do Programa Estação Juventude, que vai destinar R$ 10 milhões à implantação de ações voltadas à juventude em 30 CEUs das Artes e Centros de Referência da Juventude em todo o Brasil. A iniciativa contempla todas as regiões do país e as propostas podem ser enviadas até o dia 25 de julho.7

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

O objetivo do programa é ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos — especialmente aqueles que vivem em áreas vulneráveis — a políticas públicas que garantam direitos, estimulem a autonomia e fortaleçam a participação social. Para isso, os projetos devem valorizar as potencialidades culturais e sociais dos territórios onde serão desenvolvidos.

“É um investimento direto no futuro desses jovens, oferecendo-lhes ferramentas para expressar sua voz, descobrir talentos e construir um senso de pertencimento e autoestima”, destacou Maria Carolina Prado Lage, coordenadora-geral de Articulação e Parcerias da SEEC.

CEUs das Artes como protagonistas

Os CEUs das Artes — equipamentos culturais criados pelo MinC em parceria com municípios, no âmbito do Novo PAC — têm papel central na execução dos projetos. Nestes espaços, são realizadas atividades culturais, práticas esportivas, ações de inclusão digital, cursos de qualificação profissional e serviços socioassistenciais, sempre com foco na promoção da cidadania e prevenção à violência.

Na edição anterior do edital, 20 equipamentos culturais foram selecionados em estados como Ceará, São Paulo, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá e Paraná. Desses, 13 eram CEUs das Artes, o que demonstra a capilaridade e a força do equipamento na promoção da cultura e da juventude.

A expectativa para este ano é de ampliar esse alcance. Segundo Cecília Sá, subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, o edital oferece uma “oportunidade de ouro” para que jovens encontrem na arte e na cultura caminhos para o desenvolvimento, longe dos riscos sociais.

Fortalecimento de políticas públicas

Durante o 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude, realizado no último dia 28 de maio em Brasília (DF), o coordenador-geral de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventudes, Bruno Barreto, destacou o alcance do Estação Juventude nos territórios. Para ele, os centros se tornam pontos de referência onde “a política pública chega ao jovem do interior, das comunidades, das áreas urbanas”.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, também ressaltou a importância do programa, lembrando visitas feitas a municípios como Contagem (MG) e Recife (PE). “Quando falamos de robótica e curso de drone, os olhos dos meninos e meninas chegavam a brilhar. Isso numa área periférica, com presença de violência, mas onde o Estado estava presente, oferecendo alternativas reais de futuro.”

Territórios da Cultura: por um Brasil mais igual

O novo edital integra o Programa Territórios da Cultura, lançado pelo MinC com foco na redução das desigualdades de acesso à infraestrutura cultural em áreas periféricas urbanas e rurais. Além dos CEUs das Artes, o programa também conta com os CEUs da Cultura e os MovCEUs, que atuam como articuladores do desenvolvimento territorial por meio da cultura.

Desde 2024, a Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais tem intensificado ações para qualificar a gestão desses espaços com cursos, encontros presenciais e plantões de dúvidas, além de fortalecer a Rede Territórios da Cultura.

“O edital é mais uma das iniciativas que vieram para fortalecer ainda mais a rede, levando recursos à formação, produção e fruição cultural em locais que mais precisam”, conclui Maria Carolina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.