BRASIL -Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que prevê a criação o Cadastro Nacional de Combate à Violência Contra Vulneráveis. O objetivo é reunir informações sobre indivíduos condenados por crimes sexuais, maus-tratos e outros delitos contra pessoas vulneráveis.
Pelo texto, o novo cadastro será iniciado com dados já existentes no Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro (Lei 14.069/20).
A consulta a ele poderá ser feita por responsáveis legais e gestores de instituições educacionais, esportivas ou de assistência social que cuidem de pessoas vulneráveis ou legalmente dependentes.
A proposta considera vulneráveis:
- crianças;
- adolescentes;
- pessoas idosas;
- pessoas com deficiência que tenham limitações na autonomia; e
- pessoas doentes, sedadas, desalojadas, desabrigadas, refugiadas e outras sem autonomia plena.
Versão anterior
O Projeto de Lei 828/24, do deputado Victor Linhalis (Pode-ES), foi aprovado com as mudanças acatadas anteriormente na Comissão de Segurança Pública. O novo texto ampliou a abrangência da redação original.
Na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o projeto foi relatado pelo deputado Sargento Portugal (Pode-RJ). Ele considerou que o novo cadastro auxiliará na prevenção institucional e contribuirá para decisões mais seguras por parte de gestores e responsáveis legais.
Saiba Mais
- Ministra da Cultura nega irregularidade durante o Carnaval
- Projeto proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida
- Projeto permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico
- Lei permite o uso de tornozeleira em agressores de mulheres
- Aprovado criação de programa para avaliar saúde de pessoas idosas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.