Proposta aprova ajustes em acordo entre Brasil e União Europeia sobre vistos
Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, as medidas alteram regras existentes desde 2012. Assim, titulares de passaporte comum estarão isentos de vistos na outra parte por até 90 dias.
BRASÍLIA - O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 479/23 contém ajustes definidos em 2021 no acordo existente entre Brasil e União Europeia sobre a isenção de visto para estadas de curta duração, como em viagens de turismo e de negócios.
Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, as medidas alteram regras existentes desde 2012. Assim, titulares de passaporte comum estarão isentos de vistos na outra parte por até 90 dias em um período de 180 dias – na versão original, os períodos foram definidos como “três meses” e “seis meses”.
O Brasil mantém acordos internacionais com diversos países e entidades. Pela Constituição, esses instrumentos devem ser aprovados pelo Congresso Nacional.
Leia também: Maranhão Livre da Fome: aprovado projeto que prevê R$ 200 por família
Próximos passos
A proposta obteve aval da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba Mais
- Projeto limita suspensão de contas de usuários em redes sociais
- Líderes definem comando das comissões permanentes da Câmara
- Câmara começa a discutir projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil
- Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
- Entra em vigor lei que equipara menor sob guarda a filho para fins previdenciários
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.