Inflação

Lula diz que população não vai comprar dólar, mas sim alimentos

Declaração de Lula ocorreu em agenda oficial nesta sexta-feira, na Bahia; ele prometeu lançar programas de crédito ao brasileiro.

Ipolítica, com informações do g1

Lula deu declaração durante agenda oficial na Bahia
Lula deu declaração durante agenda oficial na Bahia (Ricardo Stuckert / PR)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que o brasileiro não vai “comprar dólar”, mas sim alimento. A declaração ocorreu durante agenda do petista na Bahia, durante a entrega de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Durante o evento, o presidente afirmou que vai lançar, a partir da próxima semana, programas de ampliação de crédito para a população.

"Nós temos alguns programas que vamos anunciar — eu não vou nem falar porque é surpresa. A partir da semana que vem a gente vai começar a anunciar alguns programas. Sabe por quê? Porque eu quero mais crédito para o povo", disse Lula.

Leia também: Relatório da PF inocenta ex-juiz eleitoral do Maranhão

"Por isso que vamos fazer muitas políticas de crédito nesse país. Na hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, vão comprar roupa, vão comprar material escolar e vocês vão melhorar a vida da cidade de vocês.", completou o presidente.

Reunião com bancos
Lula não deu mais informações sobre as ações que o governo anunciará para o crédito, mas teve reuniões nas últimas semanas com a equipe econômica e com executivos de bancos públicos e privados para discutir o tema.

Ele esteve nesta semana no Rio de Janeiro na quinta (6) e hoje na Bahia. Na próxima semana deverá ter agendas no Amapá e no Pará.

Nas últimas duas semanas, o presidente comentou em entrevistas e discursos a inflação dos preços dos alimentos, identificada por analistas como um dos motivos para piora da avaliação do governo.

Lula já declarou que o tema lhe preocupa e que conversará com empresários para encontrar formar de baratear a comida sem fazer "bravatas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.