CHAPA FEMININA

Eliziane Gama tentará vaga de presidência no Senado

Ao Ipolítica, a senadora diz que apesar do processo de presidência ser difícil, ela está confiante.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 28/10/2024 às 14h35
Senadora Eliziane Gama
Senadora Eliziane Gama (Poder 360)

BRASIL - Está prevista para a próxima semana, uma reunião convocada pelo líder do Partido Social Democrático (PSD) no Senado, Otto Alencar, para formalizar a candidatura do partido à presidência da Casa Alta. O objetivo é manter o controle da casa após a saída de Rodrigo Pacheco, visto que a sigla tem a maior bancada do Senado. 

A senadora maranhense Eliziane Gama já manifestou interesse em consolidar uma chapa feminina com Soraya Thronicke (Podemos-MS) mesmo com Otto cogitando sua candidatura. 

Ao Ipolítica, a senadora diz que apesar do processo de presidência ser difícil, ela está confiante. 

"Há dez anos estamos sem uma mulher titular na mesa diretora do Senado. Então mais do que nunca, chegou a hora de termos uma candidatura e uma presidência feminina no senado federal. Isso é histórico.' Disse a senadora Eliziane Gama. 

Enquanto o PSD define sua estratégia para a corrida pela presidência do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil (AP), surge como favorito para assumir o comando da Casa a partir de 2025. Alcolumbre já conta com o apoio das bancadas do PP, PDT e PSB, e está em busca de respaldo do PL. Juntas,essas siglas somam 28 congressistas, o que pode fortalecer sua candidatura.

Por outro lado, Soraya Thronicke, relatora da CPI das apostas esportivas, pretende utilizar sua posição na comissão para gerar sua própria candidatura ao cargo. A entrega entre os parlamentares indica uma disputa acirrada pela liderança

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.