EM ANÁLISE

PL prevê registro anual de imagem de preso para facilitar reconhecimento

Segundo o parlamentar, o projeto busca assegurar que, em casos de fuga, as autoridades tenham informações recentes para facilitar a identificação.

Ipolítica

Deputado Nunes
Deputado Nunes (Reprodução)

BRASIL - Foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) do deputado Bibo Nunes que estabelece registro anual em fotos e vídeo de todos os presos. 

Segundo o parlamentar, o projeto busca assegurar que, em casos de fuga, as autoridades tenham informações recentes para facilitar a identificação e captura do fugitivo. 

“Mantendo um banco de dados visual que pode ser rapidamente acessado e compartilhado, a captura de fugitivos se torna mais eficiente, fortalecendo as ações de busca e aumentando a segurança das comunidades.” disse o deputado Nunes. 

De acordo com informações da CNN, a Difusão Vermelha da Interpol tem 88 brasileiros como foragidos internacionais em sua lista pública. Dessa forma, os fugitivos são procurados nos 190 países que fazem parte da rede internacional de polícias e podem ser presos em qualquer região do mundo.

A CNN analisou a lista de procurados e listou o mais jovem, o mais antigo, o procurado há mais tempo e os incluídos recentemente.

Cada pessoa possui um perfil no sistema, que traz informações como o nome completo, data de nascimento, local de nascimento, possíveis tatuagens e idiomas.

David Cristian Aparecido da Silva é o mais jovem, tem 22 anos e é apontado pelas autoridades pelos crimes de organização criminosa, homicídio qualificado, posse de arma de fogo de uso restrito.

O segundo brasileiro mais jovem é Jackson Rafael Santos da Silva, de 27 anos, procurado internacionalmente por posse e tráfico de drogas;

Minoria na lista, as mulheres também se fazem presente. São sete na relação de procuradas da Interpol.

Uma delas é Thaynara Caroline Santos Pereira, de 27 anos. Ela é foragida por associação criminosa, fraude no uso de dados de cartão de crédito de terceiros.

Outra é Heloísa Gonçalves Duque Soares Ribeiro, de 74 anos, por tortura e homicídio. Já Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, 51 anos, por organização criminosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.