Luto

Morre, aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos

Morte foi confirmada pelo SBT.

Imirante.com

Atualizada em 17/08/2024 às 11h22
Silvio Santos morre aos 93 anos.
Silvio Santos morre aos 93 anos. (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO - Morreu, na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos, em São Paulo. A informação foi confirmada por meio de nota divulgada no X pelo SBT, e a causa da morte, segundo boletim do Hospital Albert Einstein, foi uma broncopneumonia em decorrência de uma infecção por H1N1.

Em 18 de julho de 2024, o Silvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. No último dia 1º de agosto, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo SBT:

"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.

Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.

A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.

Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.

Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão.

Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações."

Ícone da televisão brasileira

O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.

Estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Na mesma época, começou a fazer pequenos trabalhos de locução de rádio.

Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.

Familiares, amigos e famosos lamentaram a morte do apresentador. Veja repercussão:

Eliana Michaelichen (apresentadora)

"É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre".

Rodrigo Faro (apresentador)

"O Brasil perde hoje um dos maiores nomes da televisão brasileira, um gênio da comunicação.Silvio se foi, mas seu legado será eterno. Foi assistindo Silvio na TV que eu descobri a minha vocação. Silvio foi uma inspiração para mim e para todos aqueles que trabalham com comunicação nesse país. Que honra ter conhecido e aprendido com esse grande artista. Descanse em paz Silvio. Meu abraço e meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda família SBT. Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar! 💔"

Carlos Alberto Nobrega (apresentador)

"ADEUS AMIGO . FORAM 70 ANOS DE AMIZADE E UMA SAUDADE QUE SERÁ ETERNA"

Priscilla (cantora)

"Silvio Santos me deu uma oportunidade que mudou a minha vida e da minha família pra sempre. serei eternamente grata. descanse em paz! ❤️"

Celso Portiolli (apresentador)

"Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande.

Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos.

 

Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior. 😭😭😭"

Yudi Tamashiro (ex-apresentador)

"Obrigado pela oportunidade de aprender e ver de perto como se constrói um grande homem e, principalmente, como conduzir e criar uma família.

Meu pai, que também se foi, me ensinou a ser verdadeiro e fiel, e você, Silvio Santos, me ensinou a ser ousado e a acreditar sempre no que carregamos dentro de nós.

Ambos trabalharam e suaram muito para transmitir sabedoria e um legado; agora, o mínimo que devo fazer é dar o meu melhor em tudo.

Descanse em paz e obrigado pelas broncas, pois hoje vivo tudo aquilo que o senhor me disse que um dia eu viveria.

Família Abravanel, que o senhor console o coração de todos"

Gil do Vigor (apresentador)

"Hoje é um dia muito difícil pois perdemos um dos maiores comunicadores da televisão brasileira. Alguém que crescemos ouvindo e vendo e que temos uma admiração e carinho muito grande. Alguém que esteve presente na vida de todos os brasileiros. Que o Silvio Santos descanse em paz e que Deus possa confortar o coração da família e amigos nesse momento. Que nós possamos guardar nos nossos corações todas as memórias positivas e momentos que ficarão eternizados"

João Guilherme Silva (apresentador)

"Hoje o Brasil se despede de uma lenda da televisão brasileira, uma tristeza para todos e principalmente para nós que trabalhamos com comunicação. Infelizmente não tive o prazer de o conhecer, mas a memória como comunicador estará no meu coração. Que Deus conforte o coração desta família maravilhosa que eu tanto gosto e admiro! 🙏🕊️"

Maísa (atriz)

"Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da história da nação, seria meu patrão. Muito menos que ele teria um coração corintiano... e que seria o SILVIO SANTOS.
O Silvio deu asas pro meu sonho, que era apresentar um programa de TV. "Mas uma criança de 5 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?" pra ele, nada disso era impossível. Até poderia ser incomum, mas o Silvio gostava disso. Ele enxergarva coisas que as outras pessoas não viam. E sendo nosso patrão, muitas vezes não tinha medo de colocar esses planos em execução. E que bom né?
Com o Silvio eu me sentia livre pra ser como eu não era em nenhum outro lugar, aprendi a valorizar a plateia, respeitar o público e a fluir com espontaneidade. O Silvio fazia nossa diferença de idade desaparecer por algumas horas naquele palco e isso foi um presente do qual eu só me dei conta aos 10 (kkkk, e é vdd).
Quando estávamos juntos fazendo o quadro "Pergunte pra Maisa" no programa Silvio Santos, ele fazia questão de participar de tudo com um sorriso no rosto que me fazia acreditar que "tudo bem puxar a peruca Sisi sabe?? é meu amigo..." KKKKKKK.
E para os que se questionam sobre os bastidores, sobre como ele tratava os colaboradores do @SBT , local que eu sempre vou ter no ♡ como casa, era com o mesmo sorriso no rosto que ele nos dava todos os domingos. Ele decorava nomes, muitos rostos e eu já o vi distribuindo inúmeros apertos de mãos nos corredores da empresa.
As lições eram no palco e nos bastidores e seguem comigo aonde quer que eu vá.
Obrigada Silvio, por nos ensinar a importância de transmitir alegria pro povo brasileiro.
Eternamente grata por tudo o que transformou na minha vida.
Com muito amor e saudade,
Maisa."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.